Cientista Chefe Meio Ambiente é citado como exitoso em simpósio sobre Planejamento Espacial Marinho, no Rio de Janeiro

13 de abril de 2024 - 09:07

Crédito: Agência Marinha do Brasil

O programa Cientista Chefe Meio Ambiente, desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), foi elogiado durante o simpósio “Planejamento Espacial Marinho no Brasil: atualização e perspectivas”, ocorrido dia 10 de abril, no Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB), na Escola de Guerra Naval, no Rio de Janeiro. Na ocasião foi citado “como fundamental para o esforço de monitoramento do uso dos oceanos, com o objetivo de torná-lo mais sustentável”.O encontro reuniu especialistas e stakeholders para discutir o futuro do Planejamento Espacial Marinho (PEM) no Brasil.

O secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), contra-almirante Ricardo Jaques Ferreira, ao proferir palestra, mencionou o professor Luís Ernesto Arruda, coordenador do Cientista Chefe Meio Ambiente, desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema). O contra-almirante dez questão de ressaltar que “tem divulgado a experiência exitosa do Ceará em outros estados do Brasil”. Entre os diversos projetos e produtos do Cientista Chefe Meio Ambiente, está o “Planejamento Espacial Ambiental (PEA): ferramenta de inovação e gestão sustentável da Zona Costeira”.

O programa Cientista Chefe é uma iniciativa do Governo do Ceará, criado no âmbito da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e tem por objetivo “articular a pesquisa científica desenvolvida nas instituições de ensino superior sediadas no Estado, com as demandas da gestão pública, em benefício da sociedade, mediante mecanismos que permitam a atuação de cientistas diretamente em órgãos da administração pública, sem retirá-los da atividade acadêmica, de forma a efetuar a aproximação almejada”.