UECE recebe equipamentos de alta tecnologia para pesquisadores do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente

25 de setembro de 2023 - 16:53

A Reitoria da Universidade Estadual do Ceará (UECE) celebra, na tarde desta terça (26), o recebimento de três conjuntos de equipamentos de alta tecnologia voltados para a pesquisa e conservação de animais silvestres. Essas aquisições são referentes ao Projeto Inovafauna, coordenado pelos Profs. Drs. Vicente Freitas e Hugo Fernandes-Ferreira. O Inovafauna é um dos projetos do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (SEMA). A titular da SEMA Vilma Freire, participará do evento, ao lado do reitor Hildebrando Soares e do presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), Raimundo Filho; e da titular da SECITECE, Sandra Monteiro.

São equipamentos de ultrassonografia e análise de sêmen, que serão abrigados no Laboratório de Fisiologia e Controle da Reprodução e têm funcionado para realizar exames precisos de saúde reprodutiva da fauna nativa. Um drone equipado com câmera termal e 20 armadilhas fotográficas (camtraps), que serão alocados no Laboratório de Conservação de Vertebrados Terrestres e terão como foco principal o levantamento de espécies ameaçadas de extinção presentes da Lista Vermelha Estadual. Além disso, computadores especializados foram adquiridos para efetuar a análise de dados. Ao todo, os equipamentos somam um investimento de R$ 287.096,01.

O Programa Cientista Chefe é financiado pela Funcap, órgão vinculado à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará. O Prof. Dr. Luis Ernesto, da Universidade Federal do Ceará, coordenada do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente, antes coordenador pelo Prof. Dr. Marcelo Soares, também da UFC.

Inovafauna

O Inovafauna tem como objetivo maior aplicar a Ciência para atender os desafios demandados pela fauna silvestre do Ceará. Esse projeto é uma continuidade de outro já encerrado, as Listas Vermelhas da Fauna Ameaçada do Estado do Ceará, que, de forma inédita, revelaram 100 animais ameaçados de extinção em nível estadual e ainda lançou outros produtos como os Inventários da Fauna e da Flora da terra da luz.

Em 2023, o Inovafauna foi lançado como projeto guarda-chuva, abrindo três subprojetos. Os Planos de Ação para a Conservação da Fauna Ameaçada de Extinção do Ceará, coordenados pelo Prof. Dr. Hugo Fernandes e a exemplo dos planos nacionais, estão mostrando quais metas e objetivos devem ser cumpridos pelo primeiro, segundo e terceiro setor para mitigar os riscos de extinções no estado.