Pesquisadores do Cientista Chefe Meio Ambiente recebem equipamentos de alta tecnologia

27 de setembro de 2023 - 13:00

Na tarde desta terça-fera (26), no Salão Nobre da Universidade Estadual do Ceará (UECE), foi celebrado, com a presença do reitor Hildebrando Soares, da diretora científica Thereza Maria Magalhães Moreira, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), e do secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), o recebimento de três conjuntos de equipamentos de alta tecnologia voltados para a pesquisa e conservação de animais silvestres.

O professor da UECE,  Hugo Fernandes, que abriu o evento, explicou que as aquisições são referentes ao Projeto Inovafauna, um dos projetos do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (SEMA). “São equipamentos de ultrassonografia e análise de sêmen, que serão abrigados no Laboratório de Fisiologia e Controle da Reprodução e têm funcionado para realizar exames precisos de saúde reprodutiva da fauna nativa”, informou.  Ao todo, os equipamentos somam um investimento de R$ 287.096,01.

Na ocasião, o docente destacou o  Programa Cientista Chefe e o esforço da SEMA em manter o mesmo. “É financiado pela Funcap, órgão vinculado à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará, e no âmbito d SEMA é  coordenado pelo competente  colega da Universidade Federal do Ceará,  Prof. Dr. Luis Ernesto”, disse. Em seguida uma das bolsistas do programa apresentou o equipamento e as praticidades do mesmo  para uso em campo. O Inovafauna é coordenado por Fernandes e pelo Prof. Dr. Vicente Freitas.

Tecnologia e Meio Ambiente

O secretário Vicentino, na condição de representante da titular Vilma Freire, da SEMA, refletiu sobre a urgência em garantir a conservação da biodiversidade e a importância da “união” da academia com a ciência. “Estes três conjuntos de equipamentos de alta tecnologia, voltados para a pesquisa e conservação de animais silvestres marca um momento ímpar para a biodiversidade do estado do Ceará, quando ciência, tecnologia e meio ambiente se encontram. Quando a tecnologia mostra que pode ser parceira da natureza e conjugam-se em perfeita sintonia”, destacou.

Encerrando a solenidade, o Reitor Hildebrando Soares afirmou que  o dia é de muita alegria e diz muito  da ciência,  tecnologia e do Programa Cientista Chefe. “ Estamos comemorando o fato de o Ceará já ter um ecossistema de produção científica e tecnológica que é suficiente para que a gente posa de fato melhorar a vida das pessoas e preservar  o meio ambiente”, afirmou. Ele parabenizou a SEMA pelo Cientista Chefe que por meio do qual  “está produzindo comnhecimento para atender políticas públicas”, encerra.

Também tiveram assento na mesa, o superintendente do IBAMA,  Deodato Ramalho, o Pro. Vicente Freitas, coordenador do Inovafauna, e a diretora do  Instituto Pró Silvestre, Karine Montenegro. A ONG parceira da SEMA e da UECE em projetos de proteção e conservação da biodiversiddae animal.

Sobre o Inovafauna

O Inovafauna, lançado em 2023 como projeto guarda-chuva, abrindo três subprojetos, tem como objetivo maior aplicar a Ciência para atender os desafios demandados pela fauna silvestre do Ceará. Esse projeto é uma continuidade de outro já encerrado, as Listas Vermelhas da Fauna Ameaçada do Estado do Ceará, que, de forma inédita, revelaram 100 animais ameaçados de extinção em nível estadual e ainda lançou outros produtos como os Inventários da Fauna e da Flora da terra da luz.