FAUNA DO CEARÁ

O Ceará é um palco histórico para o estudo da fauna brasileira. Desde o século XVII, naturalistas eminentes de várias nacionalidades pisaram nesse território, mas coube ao cearense Francisco Dias da Rocha, entre o início e a metade do último século, as primeiras compilações sobre os animais silvestres do Estado. Outros grandes naturalistas como o Professor Melquíades Pinto Paiva continuaram o legado desse trabalho. Agora, mais de 60 anos após os últimos trabalhos de Dias de Rocha e sob a liderança de pesquisadores da UECE, UFC, IFCE, URCA, UVA, UFCA e Aquasis, é lançado o primeiro Inventário da Fauna do Ceará, englobando tanto os invertebrados como os vertebrados.

 

Na data do seu lançamento em Fevereiro de 2021, o estudo de vertebrados foi lançado com 1275 espécies documentadas, sendo 140 mamíferos (115 continentais e 25 marinhos), 133 répteis, 57 anfíbios, 443 aves e 502 peixes (400 marinhos e 102 continentais).Em agosto de 2021 foi lançado o Inventário da Fauna de Invertebrados com cerca de 2.593 espécies de invertebrados.Assim, a Fauna do Ceará possui, no mínimo, 3868 espécies de animais, o que revela a sua diversidade. Cada grupo possui listas individuais, que são atualizadas à medida que novas espécies vão sendo descobertas ou renomeadas.

 

Essa iniciativa faz parte do Programa “723 – Ceará da Proteção e Bem Estar Animal”, criada em julho de 2019, durante a elaboração do Planejamento para o Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 da Secretaria do Meio Ambiente. Além disso, faz parte do Programa Cientista Chefe (Lei 17.378, de 4 de Janeiro de 2021) no âmbito do projeto Ciência e Inovação para Políticas Públicas com apoio da FUNCAP (Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

 

Sob a supervisão do Programa Cientista Chefe do Governo do Estado do Ceará, esse trabalho é o ponto de partida para a Lista Vermelha da Fauna Ameaçada de Extinção do Ceará, que já está em fase de elaboração para os vertebrados. O Inventário da Fauna do Ceará é um marco histórico para o estado e tem como objetivo fomentar a melhoria de pesquisas científicas, estudos e relatórios de impacto ambiental, dentre outros, permitindo a proteção dos recursos naturais e fundamentando políticas públicas de proteção à biodiversidade.

 

O Inventário da Fauna do Ceará tem caráter ativo e de melhoria contínua. Esse aspecto é relevante pelo dinamismo da ciência, pela extensão territorial do estado, novos trabalhos de campo e pelo grau de inovação desse banco de dados online. Assim, sugestões de melhorias no inventário (por exemplo, exclusão ou inclusão de espécies) podem ser feitas e serão bem-vindas. Se tiver alguma sugestão ou contribuição, favor enviar email para a Coordenadoria de Proteção Animal (coani@sema.ce.gov.br) explicando a sugestão com a devida fundamentação (referências bibliográficas, fotos ou evidências). Encorajamos essa colaboração, que faz parte do processo democrático de construção do conhecimento científico.

 

HOMENAGEADO
Melquíades Pinto Paiva – Biografia resumida

Nascido em Lavras da Mangabeira no dia 6 de março de 1930, Melquíades Pinto Paiva mudou-se para Fortaleza em 1941, onde estudou no renomado colégio Liceu do Ceará. Naquela mesma cidade, ingressou no curso de Agronomia no ano de 1949. Após outros empregos, em 1954 foi nomeado professor da escola de ensino superior onde havia se formado. Tal faculdade foi incorporada à UFC no ano seguinte. Aposentou-se pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1981, mas seguiu contribuindo com a ciência por anos a fio. Manteve média superior a uma publicação científica por bimestre durante cinco décadas, não se limitando ao campo teórico. Foi o principal fundador do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) e do curso de Engenharia de Pesca da UFC. Quanto às políticas públicas, desenvolveu ações relacionadas a portos e ao Plano Nacional de Meio Ambiente, entre outros, chegando a auxiliar o Itamaraty em questões diplomáticas de interesse nacional quanto a exploração de recursos pesqueiros. Em 1962 publicou uma primeira contribuição ao inventário de peixes marinhos do nordeste brasileiro, bibliografia precursora do produto que se apresenta em 2021 pelo Programa Cientista Chefe. No campo da história da ciência, entre outras colaborações, biografou os naturalistas do Ceará em artigos publicados principalmente no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico),primeiro de vários sodalícios que passou a integrar a partir de 1974, incluindo o nobre Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Tais artigosforam posteriormente reunidos e complementados em um livro indispensável aos inventários estaduais de biodiversidade por tratar de naturalistas apresentando suas bibliografias. Ainda no âmbito da cultura, conviveu com expoentes tais como Raquel de Queiroz, Vingt-Un Rosado, Professor Dias da Rocha, Câmara Cascudo e Pompeu Sobrinho.Por toda essa importante contribuição a ciência e a conservação da Fauna do Semiárido, o Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente (SEMA/SEMACE/FUNCAP) lança os inventários de Fauna (Vertebrados e Invertebrados) e Flora em 2021 homenageando esse gigante da ciência cearense.

 

Assista abaixo um vídeo completo com o nosso homenageado Prof. Melquíades Paiva falando sobre a fauna cearense, ciência e conservação

 

Seguem abaixo as listas de animais vertebrados e invertebrados.