SEMA recebe do programa Cientista Chefe o Zoneamento do Turismo de Observação de Aves no Ceará

28 de junho de 2023 - 16:47

O Ceará abriga mais de 550 espécies de aves que, além de cumprirem funções ecológicas primordiais para a natureza, também geram alta rentabilidade, através do Turismo de Observação de Aves. Sobre esse tema, a titular Vilma Freire, da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) e a secretária Yrwana Albuquerque Guerra, do Turismo do Ceará (SETUR), reuniram-se, na manhã desta quarta-feira (28), com especialistas integrantes do programa Cientista Chefe Meio Ambientes e com técnicos da SEMA.

Na ocasião, os especialistas apresentaram o primeiro produto de um dos objetivos do Projeto Inovafauna: o Zoneamento do Turismo de Observação de Aves no Estado do Ceará, que será lançado em breve. Atualmente, a observação de aves movimenta bilhões de dólares em todo o mundo e o Brasil tem se tornado um dos grandes expoentes nessa atividade. O Ceará tem forte potencial de aumentar sua parcela nesse crescimento, já que guarda espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, como o soldadinho-do-araripe e o periquito-cara-suja.

“A atividade de observação de aves, poderá contribuir para a divulgação das nossas UCs, para o monitoramento da biodiversidade das mesmas e para educação ambiental e interação socioambiental”, afirmou a titular da SEMA.

Além das titulares das SEMA e SETUR, também participaram da reunião, o Prof. Luis Ernesto (UFC), coordenador do programa Cientista Chefe em Meio Ambiente; o Prof. Hugo Fernandes (UECE), um dos coordenadores do INOVAFAUNA; a bióloga Cecília Licarião, coordenadora do Zoneamento e o biólogo Matheus Haddad da Seteg Soluções Ambientais. A equipe da SEMA também esteve presente,representada pelo coordenador de Proteção e Defesa Animal, Tadeu Lavour e a coordenadora de Biodiversidade, Giovanna Soares Romeiro Rodrigues.

ACESSE: Zoneamento do Turismo de Observação de Aves do Ceará