Oficinas de Arte-Educação

25 de abril de 2017 - 15:00

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.

O projeto de Arte-Educação Ambiental visa atender a necessidade de refletir sobre o meio em que vivemos, e como podemos contribuir, multiplicando ações pertinentes ao meio ambiente, arte, educação e sustentabilidade na formação da cidadania.

Partindo do principio de que estamos enfrentando um turbilhão de produtos que são consumidos diariamente e arremessados nas ruas, praças, praias e mares de nossa cidade, do nosso estado e do país, encontramos uma forma de reverter ou amenizar essa situação com consciência, conhecimento, informações e esclarecimentos sobre os cuidados com o meio ambiente, desenvolvendo o processo artístico para gerar a reutilização com criticidade no que concerne a incentivar atitude de recolher lixo seco e transformar em arte. A arte poderá ser a solução atrelada à educação, essa será a nossa pequena parcela de contribuição que poderá se multiplicar no planeta e assim teremos uma grande obra.

A Oficina de Arte-Educação Ambiental é uma proposta diferenciada, pois, de maneira lúdica, incentiva o uso da criatividade ao mesmo tempo em que conceitos e informações sobre sustentabilidade são construídos num conjunto de que iram contribuir com a comunidade para transformar a realidade em um ambiente saudável limpo e equilibrado. Propomo-nos a transformar atitudes rotineiras de descartados em criatividade e fonte de renda para a comunidade, e assim poder colaborador com essa construção de um mundo melhor.

A Educação Ambiental deve ser um processo contínuo, pois trabalha, principalmente em relação aos resíduos sólidos, a mudança de hábitos e comportamento do indivíduo.

alt

OBJETIVOS

  • Realizar oficinas de Arte-Educação Ambiental nas Unidades de Conservação do Estado e unidades escolares, com base na reutilização de resíduos sólidos.

  • Proporcionar reflexões a respeito da problemática do lixo, principalmente na área das UCs;

  • Capacitar os educadores ambientais das UCs como multiplicadores das oficinas;

  • Sensibilizar os educadores e a comunidade sobre a importância da educação ambiental;

  • Estimular a criatividade e a imaginação dos participantes através da arte;

  • Desenvolver novos hábitos a respeito da preservação do meio ambiente;

  • Promover uma alternativa de geração de renda aliada à reutilização de resíduos;

  • Conhecer as diversas técnicas para a confecção de materiais lúdicos/pedagógicos/artesanato;

  • Realizar atividades práticas que permitam a comunidade se perceber como agente transformador e preservador do meio ambiente;

  • Apresentar as UCs às comunidades e escolas do entorno, criando um momento de integração entre a equipe da UC e a população;

PÚBLICO

Educadores ambientais e técnicos das Unidades de Conservação do Estado, comunidades e escolas.

Cada oficina terá um público entre 15 e 30 pessoas. A mobilização do público de cada oficina será responsabilidade da gestão da Unidade de Conservação.

A COEAS será responsável pela execução das oficinas e certificação dos participantes.

ÁREA DE ABRANGÊNCIA

Sedes das seguintes Unidades de Conservação do Estado do Ceará: Parque Ecológico do Rio Cocó, Parque Estadual Botânico do Ceará, Parque Estadual Sítio Fundão, APA do Pecém, APA da Bica do IPU e APA da Serra de Baturité;

Unidades escolares públicas e privadas.

METODOLOGIA

A carga horária total das oficinas será de 24 (vinte e quatro) horas/aula, sendo 8 horas/dia (8h-12h e 13h-17h).

Os participantes serão dividos em 3 turmas, que participarão das 3 oficinas (Artesanato, Arte-Colagem e Puffs de PET), uma em cada dia.

Serão reutilizados os seguinte materiais: garrafas PET, revistas, cartazes de eventos, latinhas de alumínio, caixas de leite, tampas de garrafa, miolo do rolo de papel higiênico, recipientes de plástico de uso doméstico, descartáveis em geral, etc. A coleta destes materiais é de responsabilidade da gestão da UC.

Dentre as peças a serem confeccionadas nas oficinas, destacam-se: brinquedos, instrumentos musicais, objetos decorativos, utensílios para o lar, quadros em colagens, caixas decoradas, puff, etc.

Importante salientar que todas as peças produzidas levarão em consideração o contexto em que a comunidade se encontra, seus costumes e hábitos, fazendo-os refletir sobre seus hábitos de consumo e valorizando a cultura e a biodiversidade local.

Ao final das oficinas, serão escolhidas algumas peças para ficarem em exposição na UC.

Informações

Milton Alves De Oliveira

Fone: (85) 3101-1247

E-mail: milton.alves@sema.ce.gov.br