Sema, Semace e Labomar coletam dados e fiscalizam na área da UC Pedra da Risca do Meio

26 de março de 2024 - 14:52

Entre os dias 12 e 22 de março, no Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio (Pemprim), ocorreram embarques e mergulhos do Programa de Sustentabilidade Ambiental e Socioeconômica do Pemprim. Participaram da atividade, pesquisadores do Labomar, mergulhadores e técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). No período, foram realizadas coletas de dados ambientais e biológicos.

A equipe da Sema e Semace acompanharam e fizeram fiscalização de irregularidades na área do parque e o monitoramento de fauna exótica, a exemplo do Peixe-leão (Pterois volitans). Para a coleta de dados foi utilizado um Remoted Operated Vehicle (ROV), veiculo tipo um submarino, subaquático, operado remotamente. O Parque Marinho é uma Unidade de Conservação (UC) sob a gestão da Sema.

Saiba mais

A atividade aconteceu no âmbito do projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (GEF Mar), do Governo Federal. O GEF Mar é um projeto coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente financiado com recursos do GEF por meio do Banco Mundial e tem o Fundo
Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), como gestor financeiro.

O projeto busca apoiar a criação e implementação de um Sistema de Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (AMCPs) no Brasil a fim de reduzir a perda de biodiversidade marinha e costeira. Este sistema integra diferentes categorias de Unidades de Conservação (UCs) e outras áreas protegidas, sob diferentes estratégias de gestão.