SEMA apresenta políticas públicas para reflorestamento durante a Jornada Caatinga+

26 de abril de 2024 - 16:29

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) participou do Workshop da Jornada Caatinga+. O evento ocorrido no último dia 23, no Planet Hub de Impacto e Inovação. O evento, que teve como objetivo dinamizar e estruturar o ecossistema de negócios de impacto no Ceará e promover a restauração da Caatinga, reuniu diversos atores do setor público, privado e da sociedade civil para discutir e propor soluções empreendedoras para os desafios do bioma. Neste domingo, 28 de abril,é celebrado o Dia Nacional da Caatinga.

O técnico da Célula de Políticas de Flora (Ceflor), da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/SEMA), Lucas Silva, proferiu palestra sobre que as políticas públicas para reflorestamento no estado do Ceará. Ele destacou pontos como o Inventário Florestal Nacional, Lei Estadual nº 17.929 que institui o Programa de Florestamento, Reflorestamento e Educação Ambiental do Estado do Ceará, o Decreto nº 32.146 que institui e designa membros para o Grupo de Trabalho Multiparticipativo para elaboração do Projeto de Florestamento, Reflorestamento e Educação Ambiental do Estado do Ceará, o Programa de Valorização de Espécies Vegetais Nativas e o Programa de Doação de Mudas.

Silva afirmou que o “ Ceará possui 57% de seu território coberto por tipologias consideradas florestais, o que equivale a 8,5 milhões de hectares. Cerca de metade das árvores mensuradas foram consideradas sadias, enquanto 14% das árvores encontravam-se mortas em pé e 35% apresentaram algum tipo de comprometimento da sanidade”. Disse também, que o programa do Governo do Estado, por meio da SEMA, já doou mais de 1 milhão de mudas de espécies nativas e reflorestou mais de 35 hectares.

Durante a apresentação o técnico da SEMA destacou também que o reflorestamento é fundamental para a preservação Jornada Caatinga+do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável do Ceará e que a SEMA tem como missão promover a sustentabilidade ambiental do Ceará, conciliando o desenvolvimento social e econômico com a preservação do meio ambiente. “As políticas públicas apresentadas neste evento visam incentivar o plantio de árvores nativas e promover a recuperação da Caatinga”, encerrou.

Jornada Caatinga+

A Jornada Caatinga+ é um evento que tem como objetivo dinamizar e estruturar o ecossistema de negócios de impacto no Ceará e promover a restauração do bioma Caatinga. O evento reúne diversos atores do setor público, privado e da sociedade civil para discutir e propor soluções para os desafios do bioma Caatinga.