SEMA e Secretaria de Saúde de Maracanaú são parceiros em Oficina da A3P

26 de abril de 2024 - 16:46

Na última terça (23), a Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), por meio do técnico e orientador de Célula Mílton Alves, da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), em parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Maracanaú, realizaram a Oficina da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) para os servidores públicos municipais.

O momento contou com os gerentes das avisas, funcionários públicos, dentre outros, promovendo uma troca de experiências. A abertura foi realizada pela secretária municipal de Saúde Dra. Vanderlange de Sousa Gomes, que enfatizou a importância da Oficina para a prefeitura e logo em seguida passou a palavra à equipe do Projeto Farmácia Viva, que falou da relevância das ervas medicinais nos tratamentos alternativos de saúde e sua inserção no cotidiano da Secretaria.

Em seguida, o técnico da SEMA explanou sobre a A3P, começando com o comprometimento dos municípios implantarem uma agenda ambiental pública que vá ao encontro do fortalecimento dado pelo Estado, com suporte técnico da SEMA. Após esta introdução apresentou-se o Programa do Ministério do Meio Ambiente para os presentes, que acompanharam com bastante entusiasmo e curiosidade, ficando socializado por todos, a importância da Prefeitura Municipal local na promoção e implementação da Agenda em suas Secretarias.

Finalizando, mostrou-se o passo-a-passo da implantação da referida agenda e a necessidade da Gestão Pública torná-la uma ferramenta de governo. O encerramento se deu através de momentos de reflexões sobre as problemáticas ambientais. Mílton salientou como o fator “humano” impacta diretamente em todas as questões ambientais, ficando bem claro que tudo acontece por meio da ação direta entre o homem e seu meio.