AJAs de Irauçuba realizam plantio de nativas em Área Suscetível à Desertificação (ASD), em Irauçuba

15 de março de 2024 - 11:16

Integrantes do programa Agente Jovem Ambiental (AJA) realizaram plantio de 266 mudas de sabiá na comunidade de Boqueirão, inserida em Área Suscetível à Desertificação (ASD), no município de Irauçuba. A ação, ocorrida dia 12 de março, foi realizada pelas jovens Natalia, Lucivania e Ana Karoline, do Distrito de Missi, com o apoio da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Irauçuba (AMMAI), no contexto do projeto Pomares da Caatinga, e participação da técnica ambiental, Antônia Karina Braga, da Fundação de Desenvolvimento Sustentável do Araripe ou Fundação Araripe.

O projeto Pomares da Caatinga tem como objetivo realizar o plantio e a manutenção de 500 mil mudas nativas do bioma Caatinga e áreas de transição com o Cerrado, por meio da recuperação da vegetação nativa na Unidade de Conservação (UC) federal Área de Proteção Ambiental (APA) Chapada do Araripe e entorno, e de ASDs, na Mesorregião do Sertão Pernambucano e de Irauçuba, no Ceará. Para a AJA Natália Neres, participar da ação foi de grande importância e afirma ter ficado muito feliz por contribuir com a mitigação dos impactos da desertificação no seu município. “Eu pretendo realizar mais ações desse tipo, essa foi apenas a primeira”, afirmou.

De acordo com a técnica Fundação Araripe, a parceria com AJASs que atuam em Irauçuba, fortalece as ações do reflorestamento nas áreas degradadas do município. “Com o plantio das mudas de árvores nativas, estamos recuperando o solo e a água, no nosso município de Irauçuba”, disse. Sediada em Crato, a Fundação Araripe foi criada com o objetivo de “dar maior organicidade às atividades dedicadas ao desenvolvimento regional”.

Saiba mais: sabiá

Conforme informação da Embrapa (www.embrapa.br ), sabiá é uma “árvore de pequeno porte que pode atingir, em fase adulta, até 8m de altura e cerca de 20 cm de diâmetro à altura do peito”. Ocorre naturalmente nos estados do Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará, parte do Maranhão e de Pernambuco, e na chapada do Araripe, divisa com o Ceará, preferencialmente, em áreas de solos profundos e férteis. A espécie se destaca como uma das principais fontes de estacas para cercas no Nordeste, em especial no estado do Ceará.

Saiba mais: Irauçuba

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), a cidade de Irauçuba, a 154 km de Fortaleza, compõe a área de mais avançado processo de desertificação do Brasil. Conforme definição das Nações Unidas (ONU), o fenômeno é um “dos processos mais graves de degradação da terra e ocorre exclusivamente nas regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas do planeta”. Atualmente, a desertificação afeta 30 milhões de pessoas em oito estados do Nordeste e do norte de Minas Gerais (MMA). Mas o processo é ainda mais intenso e acelerado, em Cabrobó, Irauçuba, Seridó e Gilbués.

Saiba mais: Programa AJA

O programa Agente Jovem Ambiental (AJA) é uma política de Estado, criada pelo governo do Ceará, conforme Lei Estadual 17.383, de 11 de janeiro de 2020. Sob a gestão da Sema, atende 10 mil jovens em situação de vulnerabilidade social residentes em municípios cearenses, buscando estimular a participação em projetos sustentáveis, por meio da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil. Mais informações: https://www.sema.ce.gov.br/projetos-e-produtos/programa-agente-jovem-ambiental/.