SEMA participa do “Navegar – Fórum de Cultura e Ciência Oceânica e Economia do Mar no Ceará 2024”

14 de março de 2024 - 10:26

O orientador Wanderley Guimarães, da Célula de Gestão Territorial (Ceget) e as técnicas da Sema Aline Parente e Wersângela Duavi, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes), participaram, dia 12 de março, do “Navegar – Fórum de Cultura e Ciência Oceânica e Economia do Mar no Ceará 2024”, no APSV Advogados, promovida pelo Instituto Winds for Future (W4F), por meio do Hub Cumbuco. O evento contou com a participação de empreendedores, gestores públicos, comunidades costeiras, ONGs e pesquisadores para uma agenda focada na celebração e discussão sobre cultura e ciência oceânica e economia do mar.

O evento promoveu debates, compartilhamento de conhecimentos e experiências locais, nacionais e internacionais, inspiradas nas ações concretas e inovadoras voltadas para a sustentabilidade oceânica. Também houve apoio do APSV Advogados, Qair Energy, Astor BFA, HL Soluções Ambientais e CETREDE e da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará.

O objetivo do Navegar é promover uma consciência sobre a importância da preservação oceânica e de economia do mar sustentável, fomentar a troca de conhecimentos e experiências entre participantes locais e internacionais e inspirar iniciativas e soluções inovadoras para os desafios oceânicos no Ceará. Além disso, é uma forma de antecipar no nosso ecossistema, o debate da Conferência do Oceano 2024 que debaterá os 10 desafios para a Década do Oceano que se encerra em 2030.

O Navegar é inspirado na temática da Conferência da Década do Oceano, que se realizará entre os dias 10 e 12 de abril, em Barcelona. Em 2022, o processo de governança marinha e de ambientes costeiros teve uma expressiva evolução. Com o crescente reconhecimento da importância do Oceano para a sustentabilidade global, o evento se posicionou como uma plataforma voltada para o diálogo e colaboração interdisciplinar, visando abordar os desafios e oportunidades associados à década do oceano e à economia azul no contexto cearense. O Navegar contou com quatro sessões focadas na Visão 2030 da Década do Oceano, preservação ambiental, economia do mar e experiências internacionais, além de experiência sensitiva.