Sema representada na 2ª Reunião Nacional do Plano ABC+ em Brasília

16 de maio de 2024 - 15:41

 

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) foi representada na 2a. Reunião Nacional do Plano ABC+. O evento, ocorrido dia 15 e 16 de maio,  no auditório Olacyr de Moraes, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), e  realizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, por intermédio da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI/Mapa), contou com a presença da técnica da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/Sema), a agrônoma Viviane  Gomes, integrante do Grupo  Gestor Estadual (GGE) do Plano ABC+.

De acordo com Viviane, o encontro reuniu representantes de GGEs de vários  estados e teve entre seus objetivos, fortalecer a base conceitual do ABC+, orientar a condução operacional do Plano de Ação Estadual (PAE), apresentar o Sistema de Informações do Plano ABC (SINABC), que traz dados sobre pastagens degradadas e terminação Intensiva. “Na ocasião, também alinhamos os procedimentos, métricas e indicadores e o nivelamento científico com os diversos GGEs”, informou. Temas como o sistema de governança do Plano ABC (SIGABC), financiamento e casos de sucesso,  e o Plano Nacional de Desenvolvimento de Florestas Plantadas também foram discutidos.

Ela informou ainda, que  durante o evento, o Ministério da Agricultura declarou que o Plano ABC+ é considerado “um dos maiores planos de agricultura de baixa emissão de carbono do mundo”. E que foi destacado na reunião, o fato de o Ceará ser o único estado cuja coordenação do Plano está com a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima. “Os participantes do encontro parabenizaram a Sema pela inclusão do Plano ABC+ na área de Mudança Climática, demonstrando o forte alinhamento do Estado com a política nacional”, contou.

Plano ABC+

O Plano ABC renomeado como “Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, com vistas ao Desenvolvimento Sustentável (2020-2030) – ABC+”, ou em sua forma curta “Plano de Adaptação e Baixa Emissão de Carbono na Agricultura – ABC+”, é uma agenda estratégica nacional do governo brasileiro que dá continuidade à política setorial para enfrentamento à mudança do clima no setor agropecuário.

De acordo com o MAPA, será executado de 2020 a 2030, com o intuito de consolidar a agropecuária nacional alicerçada sobre sistemas sustentáveis, resilientes e produtivos, como soluções de adaptação e mitigação embasadas em ciência.