SEMA dialoga com o cônsul da Eslováquia sobre projeto social a partir da reciclagem de eletrônicos

16 de agosto de 2023 - 17:35

A titular Vilma Freire, da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), recebeu na tarde desta quarta-feira (16), o cônsul da Eslováquia em Minas Gerais, Renato Werner Victor de Queiroz. A visita teve como objetivo a apresentação de um projeto a ser realizado no estado do Ceará, que visa à destinação correta dos lixos eletrônicos, para a proteção do meio ambiente. De acordo com o cônsul, a Eslováquia, o terceiro pais que mais recicla, ficando atrás apenas da Alemanha e Coreia do Sul, detêm tecnologia mais avançada do mundo em mineração urbana.

“Ao longo dos anos, aprendemos a fazer a reciclagem de todos os materiais e com essa experiência tivemos o melhoramento da tecnologia e hoje fazemos a dos eletrônicos com comprovada eficiência na retirada dos metais preciosos e o resultado é resíduo zero em todo o processo”, explicou. Mas a proposta vai além do viés ambiental e trás todo um caráter social, a partir da criação de um Polo de Transformação Digital, resultante da reciclagem e desenvolvido com o apoio do Instituto Brasileiro de Gestão Social (IBGS), OSCIP que atua na elaboração, execução e gestão de projetos focados em: inclusão digital, inclusão social, gestão ambiental, educação e saúde.

De acordo com a secretária, a inclusão social, por meio das boas práticas ambientais é prioridade para o Governo do estado. “O momento é este de fazer coisas novas e buscar o melhor para o meio ambiente no Ceará, por isso temos interesse de prosseguir conversando com vocês na construção desse projeto”, disse. Também participaram da reunião Fausto Duarte, do IBGS, os secretários, Fernando Bezerra, executivo , e Gustavo Vicentino, de Planejamento e Gestão; a assessora do Gabinete, Gisela Piancó; e o coordenador, Welington Ribeiro, de Desenvolvimento Sustentável (Codes/Sema).

Para a secretária, a questão social é muito forte para o atual governo do Estado que prioriza o tema, assim com o ambiental. “O momento é este de fazer coisas novas e buscar o melhor para o meio ambiente no Ceará, por isso temos interesse de prosseguir conversando com vocês na construção desse projeto”, disse. Também participaram da reunião Fausto Duarte, do IBGS, os secretários, Fernando Bezerra, executivo , e Gustavo Vicentino, de Planejamento e Gestão; a assessora do Gabinete, Gisela Piancó; e o coordenador, Welington Ribeiro, de Desenvolvimento Sustentável (Codes/Sema).

Saiba mais

– A mineração urbana, em contraste com a mineração tradicional, consiste no processo de obtenção de matérias-primas derivadas de resíduos eletrônicos para serem recicladas e reutilizadas pela indústria.

– Segundo relatório ONU, o Brasil descarta 2 milhões de toneladas de resíduo eletrônico por ano e não chega a reciclar 3% desse material, ocupando o quinto lugar no ranking de maior produtor do material no mundo, atrás da China, Estados Unidos, Índia e Japão.

– O Instituto Brasileiro de Gestão Social (IBGS) é uma OSCIP que atua na elaboração, execução e gestão de projetos focados em: inclusão digital, inclusão social, gestão ambiental, educação e saúde.