Técnicos da Sema e pesquisadores do Cientista Chefe apresentam relatório parcial do PEA

16 de fevereiro de 2024 - 11:45

Nesta manhã de sexta (16), a equipe do Projeto Planejamento Espacial Ambiental (PEA) do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente, da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), se reuniu com o objetivo de apresentar relatório parcial das atividades desenvolvidas no primeiro trimestre do projeto. De acordo com a técnica Wersângela Duavi, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/Sema), “foi um momento muito rico de troca e nivelamento entre as equipes. Também discutimos os próximos passos do projeto”, disse.

Além dela, também participaram do encontro, ocorrido no prédio da Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (Uece), o coordenador do Cientista Chefe Meio Ambiente, Luís Ernesto Bezerra; o coordenador do PEA, Davis Pereira; a técnica Vanessa Alencar, da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/Sema); e integrantes da equipe de bolsistas do projeto: Renan Guerra, Frederico Holanda, André Henrique, Abner Monteiro, Márcia Freire, Andressa Souza, Túlio Farias, Valdir Braga, Wallason Farias, Érica Nádia, Jailson Lima e Daysiane Brandão.

A primeira apresentação foi do Prof. André Henrique, que falou sobre o Plano de Contingência de Derrame de Óleo. A segunda, do bolsista Renan Guerra, mostrou as novas ferramentas da Plataforma Estadual de Dados Espaciais Ambientais (PEDEA). E por último, o Prof. Frederico Holanda fez uma apresentação sobre o Plano de Contingência de Falésias. O principal objetivo do PEA é reunir e integrar informações que possibilitem uma gestão sustentável da Zona Costeira do Ceará.

Saiba mais

O Ceará tem se destacado nos últimos anos como exemplo de união entre a academia e a gestão pública na área ambiental. Isso se deve à abordagem inovadora e às políticas públicas implementadas no Estado nos últimos anos. Um dos principais impulsionadores desse avanço é o Programa Cientista Chefe Meio Ambiente (CCMA), uma iniciativa da FUNCAP com o apoio e parceria da SEMA.