Sema ministra em Irauçuba, capacitação sobre produção de muda

1 de dezembro de 2023 - 08:12

O técnico Christopher Morais, da Célula de Flora, da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), ministrou nesta quarta-feira (29), em Irauçuba, capacitação “Técnicas de Produção de Mudas e de Arborização Urbana”. A realização do curso atendeu demanda do superintendente Darlen Sousa, da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Irauçuba (AMMAI). O viveirista Lourival Martins do viveiro da Área Adahil Barreto, do Parque Estadual do Cocó, também participou da capacitação.

De acordo com Christopher, foram apresentados temas importantes sobre o plantio de espécies nativas, além da relevância da produção das mesmas e da substituição das exóticas. “Também destacamos assuntos como coleta, beneficiamento, produção de sacos, substratos, semeadura, transplantio e plantio”, disse. Participaram do treinamento, alunos do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca), técnicos e estagiários da AMMAI, integrantes do programa da SEMA, Agente Jovem Ambiental (AJA) e catadores associados que atuam na região.

Sobre a capacitação, o técnico afirmou que a ação é de “extrema importância” pois atende o programa de Valorização de Espécies Vegetais Nativas, instituído pela Lei no 16.002 de 2 de maio de 2016. “Incentiva a produção de mudas pelo município e ajuda a aumentar as áreas verdes no estado do Ceará com árvores nativas, beneficiando os ecossistemas, além de incentivar o governo local, a implantar e manter viveiros de espécies nativas”, encerra.