Primeira etapa de reflorestamento do Parque Estadual do Cocó está sendo concluída

8 de março de 2021 - 10:53

A empresa C. Rolim Engenharia e a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), em cooperação técnica, iniciaram neste mês de março, o plantio das últimas 10 mil mudas de espécies nativas previstas no Projeto de Florestamento, Reflorestamento e Educação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Cocó. “Assim, o objetivo inicial do Acordo de Cooperação Técnica Nº 02/2017 de plantar 40 mil mudas, em quatro anos, estará encerrado no final do próximo mês de abril,” informa Lucas Silva, técnico da Célula de Políticas de Flora, da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/SEMA).

O plantio envolve a reabilitação de áreas degradadas, impactadas por ações antrópicas como, atividades salineiras, descartes de resíduos, pisoteio de gado e incêndios florestais, ocorridas antes da instituição do Parque Estadual do Cocó, como Unidade de Conservação (UC). Segundo o titular da SEMA, Artur Bruno, a parceria com a C. Rolim foi muito importante para o Parque e para a bacia do rio Cocó. “A meta de plantar 40 mil mudas está sendo cumprida”, disse. “Áreas, que antes estavam degradas, estão verdes, repletas de árvores, já bem grandes, após quatro anos de plantio”, completou.

Bruno conclui que as empresas privadas podem dar uma grande contribuição se tiverem esse mesmo sentimento de sustentabilidade, compromisso com a cidade, com o nosso estado e com o meio ambiente, que a C.Rolim Engenharia já provou que tem. “Uma parceria de sucesso, ganhou o PEC, ganhou a população de Fortaleza, ganhou o meio ambiente”, declara. “A nossa expectativa é que a SEMA possa fazer outras parcerias desse tipo e juntos possamos efetivamente melhorar a qualidade de vida da nossa população convivendo melhor com a fauna e a flora, protegidas”, encerra.

Ceará Mais Verde

Entre as ações desenvolvidas, no decorrer desse projeto, ocorreu, em caráter experimental, a primeira intervenção que buscou a restauração florestal de manguezais, em áreas que já não eram banhadas pelo rio Cocó, em virtude da alteração do curso do Rio para a produção de sal, nos anos 1970. O Projeto de Florestamento, Reflorestamento e Educação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Cocó faz parte do programa Ceará Mais Verde, do Governo do Estado do Ceará, desenvolvido pela SEMA.