Conselhos Gestores do Botânico e APA do Rio Ceará debatem sobre os riscos de animais domésticos em UCs

24 de abril de 2024 - 17:15

Na manhã desta quarta (24), aconteceu, no auditório do Parque Estadual Botânico do Ceará, a II Reunião dos Conselhos Gestores do Parque Estadual Botânico do Ceará e da Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Rio Ceará. A reunião foi iniciada pelo gestor do Parque Estadual Botânico do Ceará e APA do Estuário do Rio Ceará, George Feijão. Na pauta, uma capacitação composta por duas palestras.

A primeira palestra foi ministrada pelo técnico de zoonoses Francisco, da Prefeitura de Fortaleza, que trouxe à tona a questão dos “Animais Domésticos em Unidades de Conservação – Zoonoses e Arboviroses: Impactos e Prevenção”, explorando os riscos de transmissão de doenças entre animais domésticos e a fauna selvagem, bem como estratégias para prevenir a ocorrência dessas enfermidades.

A segunda foi ministrada por Daniel Machado, do IBAMA, que abordou o tema “Animais Domésticos em Unidades de Conservação – Impactos à Fauna Silvestre, Leis Pertinentes e Soluções”, oferecendo uma análise aprofundada sobre os efeitos da presença de animais domésticos nessas áreas sensíveis, além de discutir a legislação relacionada e possíveis medidas para mitigar esses impactos.

O reunião contou com a participação de conselheiros e convidados, evidenciando o comprometimento e o interesse da comunidade em promover a preservação desses importantes espaços naturais. A troca de conhecimentos e ações planejadas durante a reunião certamente contribuirão para a conservação e o manejo sustentável dessas áreas protegidas no Ceará.