SEMA apresenta Planejamento Costeiro e Marinho na Câmara Setorial da Economia do Mar

24 de setembro de 2020 - 16:25

O secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, e o cientista-chefe da SEMA, Marcelo Soares, apresentaram, de forma virtual, na tarde desta quinta-feira (24), na Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Economia do Mar e Águas Continentais da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), o Projeto Cientista Chefe, da SEMA/Semace relativo ao Planejamento Costeiro e Marinho no Ceará.

Na abertura, após a introdução do presidente da Câmara, Roberto Gradvohl, do Sindicato das indústrias de Frio e Pesca do Ceará (Sindfrio), o titular da SEMA, Artur Bruno, ressaltou a importância da parceria do Projeto Cientista-Chefe, com várias universidades cearenses. “Precisamos organizar os dados produzidos pela academia e utilizá-los de forma prática para avançar na resolução de problemas comuns ao nosso litoral”, afirmou.

Na sequência, Marcelo Soares, apresentou detalhes do Projeto, que tem o objetivo de elaborar e executar o planejamento ambiental da zona costeira e marinha com acompanhamento de indicadores como definição da linha de costa, erosão no litoral, metais no solo, contaminação por óleo e a elaboração de plano de sinalização e gestão de atividades econômicas e turísticas. “Praticamente todo o nosso litoral possui, por exemplo, praias que estão usando métodos de contenção para o avanço do mar, com pedras ou sacos de areia. Queremos sistematizar estas dados. Há também a necessidade de mapear quais os pontos do litoral passíveis de investimento econômico sem degradação, cujos dados estão sendo levantados pelo Zoneamento Ecológico Econômico da Zona Costeira do Estado (ZEEC), e cruzar estas informações”, explicou.

O Projeto inclui a geração de informações e possui relevância no âmbito da Economia do Mar, Planejamento Espacial Marinho, Zoneamento Ecológico-Econômico, Licenciamento, Ocupação Imobiliária e Fiscalização. O projeto tem por principais produtos elaborar um Atlas Marinho do Ceará, o Plano Estadual de preparação, contingência e resposta rápida a emergências ambientais da Zona Costeira e Marinha; o Plano Estadual de gerenciamento e zoneamento do ambiente marinho e o Plano Estadual de gerenciamento e monitoramento contínuo da linha de costa. Além disso, haverá a elaboração da Lista Vermelha da fauna e da flora, com espécies ameaçadas no Ceará, inclusive no nosso litoral.