Pela primeira vez, pescadoras e marisqueiras do Ceará reunidas em um seminário

2 de dezembro de 2019 - 10:52

O I Seminário das Mulheres Pescadoras do Ceará – Tecendo Saberes reuniu, pela primeira vez, dezenas de pescadoras e marisqueiras, em Fortaleza. Durante o encontro, ocorrido no último dia 29 de novembro, na Colônia de Pescadores Z-8, no Bairro Vicente Pizon, por meio de palestras, oficinas e rodas de conversa, as participantes discutiram propostas para fortalecer o intercâmbio de identidades, elevar a autoestima e criar oportunidades de geração de renda para o grupo.

Durante a abertura, o titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, destacou a honra de participar da reunião e a importância “fundamental” do mar para a economia cearense e o protagonismo do nosso Estado, em relação ao tema, ao relembrar o feito do Dragão do Mar em 1881, proibindo o transporte de escravos nas jangadas de pescadores. “Vamos cuidar muito desse mar, reunir pessoas que estão preocupadas com ele e interessadas em proteger o litoral do Ceará”, disse. Bruno sugeriu a realização de um grande encontro de mulheres do mar.

A diretora do Labomar/UFC, Maria Ozilea Bezerra, o presidente da Colônia Z-8, possidônio Soares Filho; a pescadora e líder da Associação dos Jangadeiros Artesanais da Barra do Santo Antônio (Alagoas), Ana Paula de Oliveira Santos e a Gestora do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio, Izaura Lila Ribeiro, também compareceram ao evento promovido pela SEMA, por meio da Célula de Conservação da Diversidade Biológica (Cedib/Cobio).

Ozilea Bezerra reforçou que o Ceará é um estado marítimo, tem uma economia próspera, dependente do mar. Segundo ela, assim como todas as mulheres ali presentes, ela também é uma mulher do mar. “É do mar que tiro meu sustento”, declarou. “Uma política pública sem as mulheres do mar, não é nada”, disse. A diretora do Labomar propôs a criação de um grupo via WhatsApp, para desenvolver um canal ativo de comunicação entre as mulheres do mar. “Vamos formar um coletivo feminino para compartilhar ideias e proposições”, encerra.

O público-alvo do I Seminário contemplou pescadoras e marisqueiras atendidas pelo Projeto Botucatu, foi selecionado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), no âmbito do Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (GEF Mar,) com o objetivo promover a participação social e o envolvimento de pescadores, marisqueiras e filhos de pescadores, a partir da perspectiva da etnoconservação, a qual procura associar a conservação da natureza com conhecimentos tradicionais e manejo dos recursos naturais na gestão no Parque Estadual Marinho.