Secretário do Meio Ambiente participa de simpósio sobre o Semiárido, no município de Crato

24 de maio de 2019 - 11:36

O titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, participou na manhã desta quinta-feira (23/5), no município de Crato, do IV Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido (SBRNS 2019). Na abertura do evento promovido pela Universidade Federal do Cariri, ele apresentou a palestra “Unidades de Conservação e Pagamento por Serviços Ambientais no Estado do Ceará”. Segundo Bruno, o SBRNS promove uma forte interação entre estudantes e pesquisadores e estabelece novas parceiras com vistas à busca de alternativas para o uso sustentável do Capital Natural do Semiárido.

O secretário iniciou sua palestra apresentando, dentro do contexto do Sistema Estadual do Meio Ambiente, o Programa Ceará Mais Verde e as unidades de conservação (UCs) estaduais. Em seguida, ele explicou a criação do Programa Estadual de Proteção da Caatinga e Combate à Desertificação, iniciativa que está sendo elaborada pela SEMA, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes). “São ações integradas para desenvolver projetos focados na proteção e conservação do Bioma”, disse.

Ele encerrou a palestra esclarecendo a Proposta de Projeto de Lei Complementar que tem como objetivo a criação do Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fema) e a minuta do Projeto de Lei que define sobre planejamento, gestão, operação e incentivos do Programa Pagamento por Serviços Ambientais, no estado do Ceará. “A minuta também estabelece a criação e um plano estadual para a implementação do mesmo”, encerra.