Parque Botânico e APA do Estuário do Rio Ceará realizam oficinas de planos de manejo

15 de fevereiro de 2019 - 16:21

 

O Parque Estadual Botânico do Ceará sediou na manhã de hoje (15/02) duas oficinas de Zoneamento, dando continuidade aos trabalhos de “elaboração, revisão e atualização de planos de manejo, elaboração de planos de uso público e recategorização” da APA do Estuário do Rio Ceará e do próprio Botânico. “As reuniões fazem parte de uma série de encontros nas unidades de conservação (UCs) localizadas no Litoral Leste do Ceará e previstos pela metodologia, para o planejamento participativo dessas áreas”, disse Doris Santos, gestora ambiental da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio) da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA).

O objetivo das reuniões é levantar as informações fundamentais sobre os territórios de relevância ecológica, áreas de uso público, turístico, recreacional, educacional e as de uso extensivo para cultivo ou de extração de recursos naturais e biótico, de maneira a possibilitar o adequado zoneamento para a gestão de cada uma delas. “Estamos construindo documentos norteadores, para uma gestão cada vez mais participativa das nossas UCs”, encerra Dóris. Participaram das oficinas , agentes públicos, representantes das comunidades, da academia, ONGs, membros dos conselhos gestores das UCs e demais partes interessadas.

Saiba mais

De acordo com Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) – Lei nº 9.985/2000, o plano de manejo é um documento técnico obrigatório, fundamentado nos objetivos gerais da área protegida. Estabelece o zoneamento e as normas que devem nortear o uso e o manejo dos recursos naturais da mesma.

O Governo do Estado, por meio da SEMA, é responsável pela gestão de 25, das 27 unidades de conservação, estaduais. Neste contexto, a Secretaria do Turismo, juntamente com a SEMA, realiza, no decorrer desta semana, oficinas nos Polos Litoral Leste, Ibiapaba e Maciço de Baturité.