“Florescendo a Serra do Vicente” é mais uma parceria da SEMA pelo meio ambiente

21 de janeiro de 2019 - 14:43

“A capacitação e a conscientização dos técnicos da SEMA despertaram a comunidade para a questão do lixo e para o fato de que o Rio não é destino final para os resíduos”, afirmou a consultora, sobre o projeto

“Florescendo a Serra do Vicente”, no município de Capistrano, no Ceará, pode ser definido como amigo das águas. Projeto financiado pela Fundação Banco do Brasil (FBB) e com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), elaborado pela Associação de Pequenos Agricultores da Serra do Vicente, o projeto tem como objetivo recuperar e preservar as nascentes localizadas na bacia hidrográfica do Rio Putiú. “São pequenos agricultores e moradores da região, beneficiados, por meio de educação ambiental e atividades hidroambientais”, disse Lucas Silva, técnico do setor da Fauna e Flora, da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio) da SEMA, referindo-se ao público alvo.

A parceria com a SEMA começou ano passado com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica para ações no período compreendido entre novembro de 2018 e abril de 2019. “Por meio das coordenadorias de Desenvolvimento Sustentável (Codes), Educação Ambiental (Coeas) e Cobio, com participação de agricultores locais e representante da Secretaria do Meio Ambiente de Capistrano, são realizadas atividades de educação ambiental, fornecimento de mudas e palestras. No último dia 17, na Serra do Vicente, o técnico Lucas proferiu a palestra “Introdução ao Reflorestamento com Espécies Nativas”.

“Na ocasião, abordei temas como os conceitos de espécies nativas, exóticas e exóticas invasoras, áreas degradadas, etapas de execução de plantio (plantio de mudas e regeneração natural), e demonstrei na prática como fazer um plantio de Ipê-Roxo”, relata o técnico da Cobio, que foi elogiado pela consultora, Mônica Holanda, da Associação dos Pequenos Agricultores da Serra do Vicente.

“A palestra ministrado pelo Lucas, realizada com muita simplicidade e a altura do nível do público presente, porém muito bem fundamentada, o que fez despertar nos agricultores a necessidade de melhor selecionar as espécies a serem plantadas na região. Temos muito a agradecer por essa valiosa parceria. É muito importante o apoio da FBB e da SEMA. A capacitação e a conscientização, decorrentes das palestras e consequente preservação do meio ambiente, despertaram a comunidade para a questão do lixo e para o fato de que o Rio não é destino final para os resíduos”, destaca.