Em 2019 as chuvas serão regulares no Ceará, segundo a Funceme

18 de janeiro de 2019 - 14:44

APRESENTACAO DO PROGNOSTICO DE CHUVAS PARA 2018 PELA FUNCEME

É preciso que a sociedade “continue mobilizada para consumir de modo consciente os recursos naturais”, afirma o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno

“Ceará deve ter chuvas em torno da média em 2019”. O prognóstico é da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Durante coletiva na manhã de (18/01), no auditório do Palácio da Abolição e presidida pelo chefe da Casa Civil, Élcio Batista com a participação do presidente da Funceme, Eduardo Sávio foram apresentados os dados sobre as chuvas para o período de fevereiro a abril de 2018, no Estado do Ceará. O assessor especial de Relações Institucionais, Nelson Martins, os secretários, Francisco Teixeira, dos Recursos Hídricos, Artur Bruno, do Meio Ambiente e Assis Diniz, do Desenvolvimento Agrário, estiveram presentes.

De acordo com a Funceme, o Ceará tem 30% de probabilidade de chuvas acima da média, 40% de chuva em torno da média e 30% de chuvas abaixo da média. Informou ainda que o indicativo é que ao longo dos meses de quadra chuvosa, as chuvas sofrerão redução ena região Norte ficarão acima do normal e na Sul, abaixo do normal. “Apesar da previsão de chuvas regulares, dentro da normalidade é necessário que toda a sociedade esteja mobilizada para economizar água”, alerta Artur Bruno, lembrando que os nosso açudes tiveram pouca recarga no último inverno.

“Mesmo que chova dentro da normalidade, a recarga de água prevista não vai ser suficiente para manter o equilíbrio dos recursos hídricos, de acordo com as necessidades da nossa economia e da nossa população. Os açudes tiveram pouca recarga”, ressalta. Depois do longo período de seca entre os anos de 2012 e 2016, a grande Fortaleza conseguiu reduzir o consumo de água em quase 20%. Mesmo assim, para o secretário do Meio Ambiente, é preciso que a sociedade “continue mobilizada para consumir de modo consciente os recursos naturais”.