Secretária Vilma recebe líderes da Fetraece e discute pontos da pauta agricultura familiar e meio ambiente

3 de agosto de 2023 - 15:35

A titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Vilma Freire, recebeu na manhã desta quinta-feira (3), membros diretoria Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece). No objetivo do encontro, discutir temas de interesse da Agricultura Familiar Cearense, no contexto das questões socioambientais de forma a desenvolver e fortalecer políticas de apoio a agricultura familiar nas ações da Sema. Listados na pauta da Fetraece assuntos como Licenciamento, Cadastro Ambiental Rural (CAR), Carbono Social, Reflorestamento, preservação de nascentes, conflitos e Educação Ambiental.

Na abertura do encontro, Vilma destacou a satisfação por receber o grupo e o respeito que tem pela Federação. “Eu conheço a representatividade de vocês e afirmo que estamos aqui pelo Governo do Estado, comprometidos em lhes dar respostas”, disse. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Quixeramobim, Francisco José de Sousa Pinheiro, da Fetraece, fez questão de destacar a satisfação de poder contar com a Vilma, à frente da Sema. “A questão ambiental está presente na agricultura praticada pelos produtores rurais familiares e portanto, precisa estar alinhada às políticas públicas”, afirmou.

A secretária de Políticas Agrárias e Meio Ambiente, Rosângela Ferreira Moura, conduziu as demandas da Fetraece. Entre elas, a questão dos conflitos, em especial, aqueles referentes aos processos de instalação de parques eólicos no entorno de assentamentos. Ela pediu, em nome da Fetraece, que a Sema entrasse no grupo de enfrentamento dos conflitos. Não queremos que as agricultoras e agricultores, os povos tradicionais e indígenas, fiquem com o ônus dessas instalações, pedimos um esforço político do governo para intervir nessa situação”, afirmou. De pronto , Vilma encaminhou a demanda para resolução junto a Semace.

Todos os pontos da extensa da pauta foram discutidos e encaminhados, assim como os pontos negociados encaminhados em reunião anterior, ocorrida em maio último. Além da secretária Vilma também participaram do encontro, pela Sema, a assessora de Gabinete de Responsabilidade Social, Gisela Piancó; a agrônoma Viviane Gomes, técnica da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes), o coordenador Wanderley Guimarães, de Mudanças Climáticas. Pela Fetraece: a secretária de Políticas Sociais e Terceira Idade, Maria dos Navegantes dos Reis Silva; Marcos Anselmo Santos (Fetraece-Tamboril); Francisco de Sousa Morais (Fetraece-Tianguá); Gessé de Souza (Fetraece- Pedra Branca); José Cândido da Silva Filho (Fetraece-Russas); e a agricultora Maria dos Navegantes Silva.