Festa Anual das Árvores
O Decreto Federal Nº 55.795, de 24 de Fevereiro de 1965, instituiu a Festa Anual das Árvores, a ser comemorada durante a última semana do mês de março (período chuvoso) nos Estados da Região Nordeste (Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia), e nos Estados da Região Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). No dia 21 de setembro, início da primavera no Hemisfério Sul, é comemorado o Dia da Árvore, mas apenas em três das suas cinco regiões: Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Por conta disso, o Governo do Estado do Ceará coordena, por meio da SEMA – Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima, a FESTA ANUAL DAS ÁRVORES. Em parceria com os municípios cearenses, ONG’s, universidades, escolas, entidades da sociedade civil, movimentos ambientalistas e entidades privadas, são realizadas diversas ações de educação ambiental em todo o estado com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância das árvores para a mitigação e adaptação em relação às mudanças climáticas, visando o equilíbrio da vida no planeta. Em cada ano, é escolhido um tema para direcionar os trabalhos da Festa Anual das Árvores.
Para participar oficialmente, os municípios devem enviar para a SEMA/COEAS seus Planos de Trabalho, contendo informações detalhadas sobre as atividades da campanha no município. Dessa forma, é possível receber apoio com técnicos, materiais educativos, mudas de árvores, camisas, bonés e outros brindes específicos, além da divulgação pela SEMA nos meios de comunicação.