FESTA ANUAL DAS ÁRVORES 2018

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), realizou no período de 18 a 25 de março de 2018, a Festa Anual das Árvores (FAA), homenageando a carnaúba, árvore-símbolo do Ceará. A abertura se deu no Parque Estadual do Cocó, no domingo, 18/03, às 9h, concomitante às atividades do Projeto Viva o Parque. Na oportunidade, foram assinados protocolos ambientais, a abertura da exposição do Memorial da Carnaúba e a distribuição de mudas nativas. O evento teve o apoio da Semace e da Cagece e ocorreu simultaneamente em 110 municípios cearenses e 21 Unidades de Conservação Estaduais.

Para atender a demanda crescente de mudas nativas a SEMA anunciou sua política de viveiros, com a construção de duas novas unidades, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção, e no Parque Adahil Barreto, obra de responsabilidade da Prefeitura de Fortaleza, com recursos do Banco Mundial, e que foi repassado à gestão da SEMA. Outros nove viveiros estão sendo revitalizados nas cidades de Tauá, Cruz, Croatá, General Sampaio, Campos Sales, Ocara, Acopiara e Jardim, em parceria com estes municípios, e outro na sede da APA de Baturité em Pacoti, com recursos próprios da Secretaria.

Em parceria com os municípios cearenses, ONGs, universidades, escolas, movimentos ambientalistas e entidades privadas, a FAA 2018 teve como objetivo conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta, incentivando o plantio e adoção de árvores. Dentre as diversas atividades de educação ambiental, destacaram-se as visitas e plantios de mudas de árvores nativas, oficinas educativas, palestras, seminários, audiências públicas, apresentações artístico-culturais, distribuição de material educativo, aulas de campo, trilhas e caminhadas ecológicas, concurso de frases, fotos e redação, exposições, blitz ecológica, apresentações audiovisuais, passeios de bicicleta e barco, dentre outras.

O encerramento da FAA 2018 se deu no dia 25, no Parque Estadual Botânico, em Caucaia, com a já tradicional “Corrida pela Natureza”, em sua 3a edição. Na oportunidade, SEMA e CHESF assinaram TCT para o plantio de 400 carnaúbas na área do Parque.

Confira a programação dos municípios participantes
Confira a programação das Unidades de Conservação Estaduais

A IMPORTÂNCIA DA CARNAÚBA

A Carnaúba é uma das principais espécies extrativas do semiárido nordestino, desenvolvendo-se nas áreas baixas circundantes aos recursos hídricos, várzeas e planícies de inundação, constituindo as chamadas matas galerias ou matas ciliares, sendo que no Estado do Ceará a sua maior ocorrência dá-se nas Bacias Hidrográficas dos rios Jaguaribe, Banabuiú Coreaú e Acaraú.

A Carnaúba é chamada de Árvore da Vida porque se presta a uma infinidade de usos aos seres humanos, além de ser importante na geração de trabalho e renda. “200 mil famílias cearenses vivem da cultura, que gera renda no segundo semestre do ano, período da estiagem, quando não há outras culturas de sequeiro (Assembléia Legislativa do Ceará, 2014)”.

A cera de carnaúba, principal produto, tem diversas aplicações industriais, e é também exportada. É utilizada na fabricação de velas, filmes plásticos e fotográficos, vernizes, lubrificantes, fósforos, isoladores, cosméticos. Participa da composição de cobertura, a confecção de chips, tonners, e indústria alimentícia. “A palha da carnaúba também é muito utilizada para desenvolver peças artesanais como cestas, trançados, bolsas, chapéus e caixas de beleza inigualável e muito apreciada por turistas que visitam a região, tornando-a também em fonte de renda da população local. A palha pode ser aproveitada para fins agrícolas em compostagem ou como cobertura morta, para ajudar a conservar a umidade do sol (Adece, 2015)”. As raízes da carnaubeira têm uso medicinal, os frutos são ricos em nutrientes para a ração animal e o tronco fornece madeira de qualidade para a construção.

Por isso são de extrema importância campanhas de educação ambiental que chamem a atenção e sensibilizem a população para preservar os carnaubais cearenses, em especial com a redução do desmatamento e o controle da planta exótica invasora unha-do-diabo (Cryptostegia madagascariensis), que tem invadido áreas de carnaubais e cresce sem controle, enrolando-se na carnaúba e impedindo a fotossíntese.