FESTA ANUAL DAS ÁRVORES 2017

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) abriu oficialmente, no domingo (19) às 9h, a Festa Anual das Árvores 2017 no Ceará. Houve distribuição de mudas de espécies nativas e de material educativo alusivo ao tema da campanha “Árvores e Água”, em referência ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março.

 

Durante o evento, o secretário estadual do meio ambiente, Artur Bruno, prestou contas do andamento do Projeto de Florestamento e Reflorestamento, dentro do Programa Ceará Mais Verde, que atua na recuperação de áreas degradadas de quatro bacias hidrográficas em unidades de conservação administradas pela Sema.

 

Em paralelo, ainda no Parque Estadual do Cocó, aconteceram as atividades do Projeto Viva o Parque até o meio dia. Como ações referentes ao período, a Sema anunciou o plantio de 30 mil árvores no Rio Pacoti. Já no Rio Cocó, foram firmadas parcerias com a Unimed Fortaleza para o plantio de 500 mudas e com a C. Rolim Engenharia, para 40 mil mudas.
No domingo, 26 de março, aconteceu o encerramento da Festa Anual das Árvores 2017 no Parque Botânico do Ceará, em Caucaia. Ali, também ocorreram, concomitantemente, as atividades do Projeto Viva o Parque e apresentações artísticas, além da II Corrida pela Natureza.

 

O Governo do Estado e seus parceiros comemoraram a Festa Anual das Árvores-2017 por meio de diversas atividades de educação ambiental, como visitas e plantios de mudas, oficinas educativas, palestras, seminários, apresentações artístico-culturais, distribuição de material educativo, aulas de campo, trilhas e caminhadas ecológicas, distribuição de mudas nativas, concurso de frases, fotos e redação, exposições, blitz ecológica, apresentações audiovisuais, passeios de bicicleta e barco, dentre outras.

 

Confira a programação dos municípios participantes
Confira a programação das Unidades de Conservação Estaduais
Galeria de Fotos

 

AS ÁRVORES E AS CHUVAS

As árvores vivem no nosso planeta há mais de 300 milhões de anos. E com elas surgiu uma grande biodiversidade, que está em constante interação e que precisa das próprias árvores para sua sobrevivência. Elas fabricam os alimentos que comemos, a água que bebemos, o ar que respiramos, os medicamentos que nos curam. E por tudo o que elas oferecem ao planeta, as árvores são essenciais para a vida. Árvore produz vida! E também produz água!

 

A água e as árvores formam uma dupla inseparável. Elas têm um papel fundamental no ciclo hidrológico. Absorvem a água do subsolo e a “bombeiam” para a atmosfera através de suas folhas (transpiração). Esse vapor se junta à água evaporada dos rios, lagos e mares, formando o fenômeno da evapotranspiração, que semeia as nuvens e faz chover.

 

E não pára por aí. Quando a chuva cai, as árvores amortecem as gotas, possibilitando a infiltração da água no subsolo e o abastecimento do lençol freático. Em solos descobertos, a água não infiltrará, correndo superficialmente e ocasionando erosões e empobrecimento do solo.

 

Já no período de seca, as árvores têm o papel de proteger o solo com sua sombra, guardando a água até as próximas chuvas. Árvore é guarda-sol e guarda-chuva.

 

Além de proteger as águas superficiais e do subsolo, influenciam diretamente no regime de chuvas. Conclui-se assim que as árvores são produtoras de água. Quanto mais árvores, mais água será transpirada, mais nuvens serão formadas e mais chuva cairá. Árvore é chuva! Árvore é vida!