FESTA ANUAL DAS ÁRVORES 2016

Considerando que o desmatamento é um dos principais problemas ambientais em nosso Estado e que o Ceará vive o período de uma das piores secas da história, o tema central da campanha foi a MATA CILIAR. Participaram oficialmente 45 municípios, 14 Unidades de Conservação Estaduais e 11 instituições públicas ou privadas.

A abertura da Festa Anual das Árvores 2016, dia 20/03, no Parque do Cocó, contou com a presença do governador Camilo Santana, do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, da coordenadora do CAOMACE, promotora de Justiça Jacqueline Faustino, do secretário de Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, do secretário de Justiça do Ceará, Hélio Leitão, e da secretária de Meio Ambiente de Fortaleza, Águeda Muniz.

Durante o evento, foram realizadas atividades esportivas e lúdicas chamando atenção de adultos e crianças para a preservação das margens dos recursos hídricos. Além disso, foram assinados o projeto de lei que prevê a criação do Programa de Valorização das Espécies Vegetais Nativas, além de dois acordos de cooperação técnica entre a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), a Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE) e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará.

Foi lançado, ainda, o Plano de Reflorestamento do “Ceará Mais Verde” e inaugurados novos equipamentos no Parque Estadual, como o retorno da navegabilidade pelo rio Cocó. Entre as reformas, estão o novo calçadão do Parque do Cocó, com 1.200 metros, contando agora com sinalização e iluminação para caminhadas e corridas; o Cine Cocó, com 80 lugares voltados para palestras, encontros e simpósios sobre educação ambiental; rampa de acessibilidade com 200 metros de piso podotátil para cadeirantes e deficientes visuais; trilhas e pontes revitalizadas com sinalização educativa e informativa para os usuários, além das principais árvores nativas e exóticas identificadas em pedras cariri; parquinho voltado para público menor de 12 anos.

ABERTURA: 20 de março (domingo de 7h às 12h) – Parque do Cocó (apresentação do Coral, fala das autoridades, plantio simbólico, descerramento de placa alusiva a inauguração dos equipamentos e passeio de barco)

– Lançamento do Projeto Estadual de Florestamento, Reflorestamento e Educação Ambiental;

– Assinatura da mensagem de encaminhamento da Lei Estadual de Incentivo às Espécies Vegetais Nativas;

– Inauguração de equipamentos no Parque Estadual do Cocó:

– Cine Cocó

– Acessibilidade

– Placas de Identificação das Espécies Vegetais

– Exposição fotográfica das UCs Estaduais;

– Lançamento de Atividades de navegação (navegabilidade do Rio Cocó)

Atividades desenvolvidas pelos parceiros:

Casa Civil do Estado – Ações com foco no Combate ao Aedes Aegypti

– Bonecões do mosquito;

– Jogo Contra o Mosquito Aedes Aegypti;

– Apresentação de banda musical.

SEMACE

– Apresentação do Coral Verdes Vozes;

CAGECE

Oficina RECICLOCIDADE (Confecção de vasos de plantas de PET);

– Teatro de Fantoches;

– Bonecões (Pingo e Gota);

– Jogo Contra o Desperdício de Água;

– Distribuição de Água de beber.

PREFEITURA DE FORTALEZA

– Distribuição de Mudas.

EMBAIXADA MUNDIAL DOS ATIVISTAS PELA PAZ

– Atividades lúdicas com palhaços e teatro;

– Exposição de reuso de pneus.

INCRA

– Distribuição de material educativo

Confira a programação dos municípios participantes

Confira a programação das Unidades de Conservação Estaduais

MATA CILIAR

Mata ciliar são formas de vegetação (arbórea, arbustiva e rasteira) que acompanham e protegem as nascentes, rios, lagos, lagoas, açudes e demais recursos hídricos. O nome “mata ciliar” vem do fato de serem tão importantes para a proteção dos recursos hídricos como são os cílios para nossos olhos.

A mata ciliar é considerada uma Área de Preservação Permanente (APP), de acordo com o Código Florestal Brasileiro (Lei Federal nº 12.651/12), e somente pode ser removida ou alterada com autorização do órgão ambiental competente.

Esse tipo de vegetação é importante no sentido de preservar o ambiente dos recursos hídricos. Ela os protege contra a erosão, poluição, cheias e secas, garante a infiltração da água da chuva no solo, além de abrigar uma grande biodiversidade. Suas raízes atuam para deixar o solo mais firme, de forma que a sua remoção pode ocasionar processos erosivos nas margens dos rios e intensificar processos de assoreamento, resultando no alargamento dos rios e a consequente diminuição da profundidade.

A mata ciliar funciona como uma esponja: absorve a água no período de cheia e a libera no período de seca. A infiltração de água em solos com cobertura florestal é cerca de 40 vezes maior do que em solos descobertos, alimentando assim os lençóis freáticos, que formam as nascentes e os rios.

Outra importante função da mata ciliar é o papel que elas exercem na qualidade da água. Elas atuam como uma espécie de “filtro”, que impede a contaminação dos recursos hídricos por agrotóxicos, fertilizantes químicos e outros poluentes.

Elas também cumprem a importante função de corredores para a fauna, pois permitem que animais silvestres possam deslocar-se de uma região para outra, tanto em busca de alimentos como para fins de acasalamento e desova.

Assim, as árvores e a água formam uma dupla inseparável. Sem árvores, a qualidade e a quantidade das águas são comprometidas. E sem a água, não há árvores. A vida depende dessa relação harmoniosa.