FESTA ANUAL DAS ÁRVORES 2022

O Decreto Federal Nº 55.795, de 24 de Fevereiro de 1965, instituiu a Festa Anual das Árvores, a ser comemorada durante a última semana do mês de março (período chuvoso) nos estados do Ceará, Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

No período de 20 a 27 de março de 2022 o Governo do Estado do Ceará comemora, através da SEMA – Secretaria do Meio Ambiente, a FESTA ANUAL DAS ÁRVORES. Em parceria com municípios cearenses, ONG’s, universidades, escolas, movimentos ambientalistas e entidades privadas, serão realizadas diversas ações em todo o estado com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta.

Em cada ano, é escolhido um tema para direcionar os trabalhos da Festa Anual das Árvores. Considerando que grande parte da população desconhece as espécies nativas do Ceará e os problemas causados por plantas que não são nativas, o tema central será ÁRVORES NATIVAS.

O Governo do Estado e seus parceiros comemorarão a Festa Anual das Árvores através de diversas atividades de educação ambiental, como oficinas, palestras, distribuição e plantio de mudas de árvores nativas, visitas a viveiros de mudas, distribuição de material educativo, aulas de campo, concurso de frases, fotos e redação, exposições, blitz ecológica, apresentações audiovisuais, dentre outras.

Importante: Este ano, em virtude da continuidade da pandemia da COVID-19, e ainda em respeito aos Decretos do Governo Estadual e Municipal, todas as atividades da campanha devem ser adaptadas no sentido de não se gerar aglomerações ou qualquer outro tipo de situação que eventualmente potencialize a disseminação da COVID.

ÁRVORES NATIVAS

A árvore é o elo entre os seres vivos, a água, o ar e a terra. Toda a vida terrestre depende direta ou indiretamente delas. Isso ocorre desde o início da vida terrestre no planeta, em uma constante evolução mútua entre as plantas e os outros seres.

Contudo, com o avanço dos seres humanos e suas atividades produtivas, a vegetação e o solo vêm sofrendo inúmeras modificações.

Dentre as principais, está a substituição da vegetação nativa pela exótica. As plantas nativas são as que ocorrem naturalmente em uma região. Já as exóticas não ocorrem naturalmente, precisam da intervenção humana.

Juazeiro

Ipê amarelo

As plantas nativas desempenham diversos serviços ecossistêmicos para a sua região:

– Elas fornecem abrigo e alimentos para os animais nativos;

– Desempenham papel fundamental na proteção e recuperação do solo;

– As espécies de plantas nativas se ajudam mutuamente, de diversas formas (suporte para crescimento, sombra, proteção com raízes, troca de nutrientes e água, etc.);

– Dificilmente espécies nativas são exterminadas por pragas, pois já desenvolveram muito bem uma defesa para cada praga da região;

– Possuem predadores naturais que controlam sua população, e abrigam predadores de pragas agrícolas.

Mangue Branco

Mulungu

Substituí-las por espécies vegetais de outras regiões pode acarretar uma série de consequências desastrosas àquele ambiente, pois a exótica não evoluiu em harmonia com as nativas ao longo do tempo.

Porém, isso não é uma regra. Uma espécie exótica não necessariamente traz danos. Existem várias espécies exóticas aqui no Ceará, que foram trazidas de outras regiões e se adaptaram muito bem, trazendo benefícios ambientais e sociais à população. Por exemplo, temos o coqueiro (África), a acerola (Antilhas), a banana (Ásia), o mogno (Amazônia), dentre muitas outras frutíferas, paisagistas e madereiras.

Uma espécie exótica que traz danos é classificada como exótica invasora. Isso ocorre quando a espécie é capaz de modificar as dinâmicas de um ecossistema e prejudicar a biodiversidade nativa, com impactos negativos ambientais, econômicos e sociais, e cuja dispersão supera as barreiras geográficas e biológicas que o ambiente impõe.

OBJETIVO GERAL

Divulgar a importância das árvores nativas para o meio ambiente.

– Divulgar as espécies de árvores nativas do Ceará;

– Incentivar e capacitar a população para o plantio de árvores nativas;

– Divulgar o Programa de Valorização das Espécies Vegetais Nativas (Lei Estadual 16.002/16) e suas instruções normativas.

– Promover o debate sobre a consequência do plantio de plantas exóticas invasoras, sobretudo do Nim Indiano e da Unha-do-Diabo;

– Incentivar os municípios a criarem seus viveiros municipais.

Programação dos municípios participantes

Programação das Unidades de Conservação Estaduais