Secretário Bruno participa da premiação do Agrinho 2022 e destaca papel da Faec para sustentabilidade

23 de novembro de 2022 - 15:33

Secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, participou nesta manhã, da cerimônia de encerramento do Agrinho 2022. Na ocasião, alunos, professores e escolas com projetos de destaque, no âmbito da iniciativa, foram contemplados com o Troféu Agrinho e prêmios.  O programa é uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Sindicatos Rurais e Secretarias Municipais de Educação.

O presidente da  Faec, Amilcar Silveira abriu o evento saudando oficialmente os convidados e destacando os números “impressionantes” do programa: 559 escolas rurais atendidas, 4.541 professores, 35.947 alunos do segundo ao quinto ano, 39.401 alunos do sexto ano. “É isso que estamos tentando fazer na Federação da Agricultura, melhorar a vida das pessoas, essa é a nossa vocação e nós temos temos responsabilidade e vamos sempre cumprir o nosso papel”, disse. O  objetivo do Agrinho é “incentivar a prática pedagógica através de projetos que contemplem a construção de conhecimento e a inserção de temas de relevância social, cultural, econômica e ambiental”.

Seis novas escola agrícolas

Silveira também anunciou a criação de  seis novas escolas agrícolas: em Quixadá,  Viçosa do Ceará, Russas,  Ubajara, Maranguape  e Maracanaú. “Vamos fazer escolas para transformar vidas, contribuir para a formação de caráter”, afirmou.  Este ano,  após dois anos de pandemia, a premiação voltou ao formato presencial. Participaram da edição 2022,  46 municípios cearenses. O Agrinho é destinado à educação infantil, fundamental e especial, atuando com alunos de 4 a 16 anos. Em cada edição é trabalhada uma temática específica, sendo o tema deste ano: “Saúde”.

A Secretária do Desenvolvimento Agrário, Ana Teresa Barbosa de Carvalho, participou do evento como representante da Governadora Izolda Cela. Ela destacou a importância de  um programa como o Agrinho, que tem um olhar voltado para a educação no campo. “Nós sabemos que o Brasil conta com um número considerável de escolas  situadas  em zonas rurais e  conhecemos as dificuldades que os governos têm de levar a infraestrutura e  os programas educacionais para esses  espaços que são tão importantes para o desenvolvimento  da identidade  desses indivíduos”, relatou.

Bonito momento

O titular da Secretaria do  Meio Ambiente (SEMA) foi o responsável por um bonito momento do evento quando em sua fala ele fez uma referência e pediu uma salva de palmas para o  agrônomo e ex-presidente da Faec, Flávio Viriato  de Sabóya Neto,  falecido em  consequência da Covid, em 2021,  quando ainda estava à frente  da presidência do órgão. Para Bruno, Sabóya participou da  festa, pois ele gostava, participava e se emocionava muito com o Agrinho. “ Nós somos inspirados por você,”, disse.

Bruno também ressaltou os produtores rurais e o quanto o Agrinho impacta de forma positiva para o desenvolvimento sustentável  local, por formar empreendedores e líderes que no futuro assumirão o destino  do  estado do Ceará. “Eu tenho certeza que vocês têm um papel muito importante na nossa sociedade. O Brasil precisa que vocês tenham cada vez  mais o compromisso com a produção  e com o meio ambiente. Vocês estão formando uma geração  de jovens conscientes  da importância da nossa agropecuária e do meio ambiente”, encerra.