Representantes da Sema, Alece, UFC e Unesco discutem os desafios de combater o lixo no mar

24 de abril de 2024 - 17:10

Combater o lixo no mar já é considerado um dos principais desafios da gestão ambiental contemporânea. O Brasil, por exemplo, de acordo com dados de um projeto ligado ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas, lança, anualmente, mais de três milhões de toneladas de lixo plástico nos oceanos. Nesse contexto, na manhã desta quarta (24), técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), representantes da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e da Universidade Federal do Ceará (UFC) reuniram-se para discutir ações voltadas para o enfrentamento do problema do lixo no mar.

De acordo com a técnica Renata Martins, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/Sema), o grupo discutiu várias estratégias. “A intenção é unir forças para formulação de programas e projetos que possam fortalecer ações de combate e também buscar parcerias, por meio das quais seja possível financiar soluções”, disse. Pela Sema, também presente, o orientador Wanderley Augusto Guimarães, da Célula de Gestão Territorial (Codes/Sema).

O coordenador da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, Alexander Turra, participou do encontro, que contou também com as presenças dos representantes do Comitê de Responsabilidade Social da Alece Yuri Passos, Amanda Melo, Conceição Machado e Felipe Vidal. Representando a UFC, a pesquisadora e advogada Profa. Tarin Mont’Alverne e o Prof. Paulo Henrique Sousa. Estima-se que aproximadamente 80% do lixo no mar sejam originados nos continentes, estando a questão intimamente relacionada à geração e gestão de resíduos sólidos. O plástico é o resíduo mais encontrado nos mares.

Década dos Oceanos (2021-2030)

Em 20 de abril de 2021 foi lançada a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030). É uma proposta da ONU para conscientizar a população em todo o mundo sobre a importância dos oceanos e mobilizar atores públicos, privados e da sociedade civil organizada em ações que favoreçam a saúde e a sustentabilidade dos mares. A Década surgiu da necessidade de se atuar em prol da saúde oceânica. Tal atuação, por meio de cooperação internacional, busca incentivar a pesquisa científica e as inovações tecnológicas voltadas para a limpeza, segurança e sustentabilidade dos Oceanos.

A Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano foi criada em 2018 para contribuir com a UNESCO e a Comissão Oceanográfica Intergovernamental para a produção da “ciência que necessitamos para o oceano que queremos”, tendo um papel estratégico na promoção da Década do Oceano. Está vinculada ao Instituto de Estudos Avançados e ao Instituto Oceanográfico, ambos da Universidade de São Paulo, e busca aglutinar pessoas e esforços de diversas instituições nacionais e internacionais para promoção da sustentabilidade do oceano.