SEMA promove live sobre impactos do lixo nos oceanos

15 de junho de 2020 - 08:35

A Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA) realizou na tarde da última sexta-feira (12), a live, “O verdadeiro pulmão do mundo: Oceanos”. O evento transmitido pelas plataformas Facebook, Instagram e YouTube, e que reuniu mais de 100 internautas, foi mediado pela técnica Massília Albano, da Célula da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (CODES), da SEMA.

A mediadora abriu o encontro online informando sobre a importância e o objetivo da Certificação Praia Limpa. “O Programa do Governo do Estado, coordenado pela SEMA, está na 7ª Edição e contribui para que os municípios se adequem aos critérios de gestão ambiental, definidos em conformidade com os princípios da legislação ambiental vigente no País”, disse.

Em seguida foi apresentado um vídeo sobre o A primeira palestra da tarde foi do Vereador do PDT, Iraguassú Filho, que debateu e discutiu com os internautas, a “Lei do Canudo em Fortaleza: o consumo de plástico descartável e seus prejuízos ao Meio Ambiente”. Ele traçou uma linha histórica da presença do plástico no mundo e da legislação municipal em foco e afirmou que “é preciso fazer um grande debate sobre os plásticos, mas sem tirar a relevância dos mesmos”. Para o Vereador, a “nossa guerra deve ser contra os descartáveis”.

Ele disse que é preciso termos mais consciência com relação ao descarte adequado. “A Política Nacional de Resíduos Sólidos é avançada, mas falta muito para ser cumprida e a Coleta Seletiva pouco avançou”, destacou. “A matéria prima, ou seja, os recicláveis, não chegam de forma suficiente para a indústria de transformação local que compra resíduos em outros estados”, completou.

Segundo o palestrante, metade do plástico existente no mundo foi produzido do ano de 2000 pra cá. “Desde a segunda Guerra Mundial a produção de plásticos não para de crescer”. Os canudos, por exemplo, já representam 4% de todo o lixo plástico encontrado nos oceanos. Ele alertou sobre a necessidade de mudança desse cenário, ressaltando que apenas 1.2% do lixo são reciclados no Brasil, e 8% em todo o mundo. “Ainda é muito pouco, precisamos fazer a nossa parte”, encerrou.

Na sequência, o membro da Associação Brasileira de Combate ao Lixo no Mar (ABLM), Juaci Araújo Oliveira, apresentou o tema “Somos todos Oceanos”. Ele lembrou que geograficamente batizamos os oceanos, mas na verdade, ele é um só. “E está todo conectado”, disse. Juaci fez questão de ressaltar a grande dívida que a humanidade tem para com os oceanos e o quanto “pouco conhecemos do seu potencial e da sua biodiversidade”.

Sorteio

O seminário foi encerrado com o sorteio entre os internautas participantes e previamente inscritos, de uma de uma linda camiseta produzida a partir de tecido de PET reciclado e com efeito especial na luz solar. O brinde foi oferecido pela @vidabr, apoiadora do evento. O resultado sairá segunda-feira, (15), 10h nos stories da @semaceara! A retirada do prêmio será na sede da Secretaria.