Parque Estadual do Cocó: corrida reúne milhares para celebrar dois anos de regulamentação

10 de junho de 2019 - 08:38

Às 6h30 deste domingo (9/6) aconteceu a largada da 2ª Corrida do Cocó. A competição, que contou com cerca de dois mil participantes, teve percursos aproximados de 2Km e 5Km e aconteceu no entorno do Parque Estadual. Segundo Ulisses Rolim, da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), da SEMA, o evento também tem cunho social: 1600 latas de 400g de leite em pó arrecadadas no ato da entrega dos kits de participação foram doadas ao Lar Amigos de Jesus.

 


Na sequência, às 8h30, no mesmo local, a SEMA realizou a solenidade de entrega da comenda Amigo do Cocó. O titular da SEMA, Artur Bruno, falou que “é o nosso jeito de reconhecer os cidadãos que contribuem de forma relevante para a preservação e conservação do Parque do Cocó”. Bruno registrou a grande vitória da regulamentação do Parque. Élcio Batista, chefe da Casa Civil do governo, lembrou da determinação do governador Camilo Santana em ampliar as conquistas na área do meio ambiente.

Sete personalidades foram homenageadas: o educador e golfista Antenor Naspolini; o jornalista Demitri Túlio; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC) Flávio Viriato Saboya; o empresário e presidente do Sistema Fecomércio/CE Maurício Cavalcante Filizola; o diretor-presidente da Cagece Neurisângelo Cavalcante Freitas; o Secretário-Executivo da Secretaria das Cidades do Governo do Estado Paulo Henrique Elery Lustosa da Costa e o superintendente da Sohidra, Yuri Castro de Oliveira. Antenor Naspolini falou pelos homenageados: “o meio ambiente tem o mesmo DNA da educação. Ninguém colhe no momento que plantou. A semente da demarcação do Parque do Cocó é irreversível e ficará para as futuras gerações”. Ele lembrou que no Parque já funciona o primeiro mini-campo público de golfe do Nordeste.

A 2ª Corrida do Cocó e a solenidade de entrega da Comenda Amigo do Cocó fazem parte da programação elaborada pela SEMA para celebrar o Mês do Meio Ambiente 2019. Trata-se de uma grande campanha de educação ambiental, envolvendo cerca de 140 municípios cearenses, 24 unidades de conservação, instituições públicas, privadas, escolas e universidades. Com o tema Coleta Seletiva, as atividades programadas têm como objetivo sensibilizar a população sobre o consumo consciente, a separação dos resíduos e a importância social da reciclagem.

 

Resultado