AJAs participam de palestra sobre a Caatinga e o Aquecimento Global, promovida pelo Complexo Ambiental Mirante do Caldas

30 de abril de 2024 - 11:31

Integrantes do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) participaram da palestra ministrada pelo diretor de projetos da Associação Cristã de Base (ACB), Francier Simião da Silva Junior. O evento, ocorrido na manhã do dia 26 de abril, no Complexo Ambiental Mirante do Caldas (CAMC), na cidade de Barbalha, foi uma atividade promovida dentro da programação do Ciclo de Palestras Ambientais, que é uma composição do programa Pegadas Ecológicas, conduzido pelo CAMC.

Após a palestra, os AJAs passearam no teleférico e em seguida concluíram a participação na atividade em uma trilha onde realizaram o plantio de árvores nativas em uma área degradada que está em processo de recuperação. A ação foi conduzida pelo Erivaldo Cassimiro, coordenador de Ações Educativas do Complexo Ambiental Mirante do Caldas, equipamento da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima, gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

De acordo com Erivaldo, as palestras, ministradas no equipamento, voltadas aos AJAs, são ministradas por profissionais qualificados, das mais diversas áreas. “Nesses momentos, os jovens têm a oportunidade de aprimorar conhecimentos que servirão de fundamentação para o desenvolvimento do trabalho que eles realizam junto às comunidades em que os jovens atuam.Como hoje, quando tiveram a oportunidade de aprender mais e adquirir conhecimentos sobre o bioma Caatinga que habitamos”, disse.

Saiba mais

Localizado na cidade de Barbalha, no Cariri cearense, em uma das mais belas paisagens do interior nordestino, na Chapada do Araripe, o Complexo Ambiental Mirante do Caldas é um espaço dedicado à educação ambiental, mas que nasce também com uma grande vocação cultural e turística. O equipamento possui uma gestão compartilhada através de uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e o Instituto Dragão do Mar (IDM).

@mirantedocaldas

A Associação Cristã de Base (ACB) auxilia trabalhadores rurais apresentando técnicas e criando tecnologias que ajudam os agricultores a terem melhor produção e convívio com o semiárido. Além disso, a entidade foi pioneira no debate e na implementação dos sistemas agroflorestais. Saiba mais em: www.acbcrato.org .