Neste domingo Viva a Natureza da Caatinga, no Parque Botânico

5 de abril de 2019 - 08:52

Neste domingo (7/4), moradores de Fortaleza, Caucaia e arredores, contam com uma boa opção de lazer no Parque Estadual Botânico. De 8h às 12h, acontece mais uma edição do Projeto Viva o Parque, iniciativa do Governo do Estado do Ceará, realizada pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA). Para Artur Bruno, titular da SEMA , a “programação é bem movimentada” e propicia à população “reaproximar-se da natureza por meio de atividades de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação”, em áreas de unidades de conservação (UCs) estaduais. “Há dois anos, o projeto já vem acontecendo no Parque do Cocó, em Fortaleza, e agora também, no Botânico”, disse Bruno.

“No Parque Estadual Botânico, a iniciativa é conhecida como Viva a Natureza”, explica George Feijão, gestor da UC, localizada em Caucaia. “Todos os domingos os visitantes e habitués são recebidos com uma série de atividades de entretenimento, lazer e educação ambiental, como acontece no Cocó”, disse. No Botânico não tem arvorismo, mas tem pedalinho no lago, parquinho infantil, distribuição de mudas e grandes e boas trilhas em meio a uma exuberante biodiversidade. Destaque também para o orquidário, xiloteca, horto medicinal, banco de germoplasma, viveiro de mudas e ainda tem um museu.

É exatamente no Museu do Meio Ambiente do Parque Botânico que neste domingo, em paralelo as atividades do Viva a Natureza acontece a “Exposição Conheça e Conserve a Caatinga”. Os visitantes poderão apreciar a fauna e a flora, e conhecer os destaques e as ameaças ao principal bioma do Ceará. “São 15 banners, além de peças em tamanho real das diversas espécies animais que habitam o ecossistema”, informa George Feijão, gestor da UC. As peças que integram o acervo do nosso museu, como as réplicas da fauna e avifauna do Parque Botânico, também estarão expostas e integradas à exposição. A visitação neste domingo será de oito ao meio dia. A entrada é franca.

Parque Botânico

Com 190 hectares de muita natureza, trilhas e espelho d’água, e em meio a uma vasta diversidade de fauna e flora, o arque Botânico , no coração da Região Metropolitana de Fortaleza, é muito procurada por escolas, grupos e afins para ações de educação ambiental, visitação e eventos. Agendamento para visitas escolares e para grupos, pode ser feito pelo e-mail parquebotanico@sema.ce.gov.br ou pelo telefone (85) 3368.9452.

SERVIÇO

Viva a Natureza da Caatinga, no Parque Botânico

Dia: 07 de abril de 2019

Hora: De 8h às 12h

Onde: Parque Estadual Botânico, na CE- 090, em Caucaia