Conpam reune pescadores para falar sobre o Parque Marinho

24 de março de 2014 - 11:40

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente- Conpam, busca intensificar, por meio de conversações, a conscientização dos pescadores que utilizam a área do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio, para a questão da preservação das espécies. Na sexta -feira, 21,a Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio) promoveu um encontro com os pescadores da Colônia de Pescadores Z-08 de Fortaleza. Na oportunidade, foram apresentadas as dificuldades que esses profissinais da pesca artesanal se deparam, principalmente, conforme relataram, a concorrência com as grandes embarcações, a diminuição do estoque pesqueiro e a necessidade de fiscalização no ambiente marinho.

A orientadora de Célula do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio, Elisa Fontenele, e os fiscais de Unidades de Conservação, da Semace, Leonardo Borralho e Eliê Regina, destacaram a importância da aproximação entre o Estado e os pescadores que se utilizam da área do Parque para seu sustento na tentativa de alcançar a pesca sustentável.

altParticiparam também do encontro o presidente da Colônia, Possidônio Soares Filho e os representantes da Atlântida Serviços Marítimos, Alcir Lopes e Eduardo Franklin, empresa privada que trabalha com mergulho e vem auxiliando o Conpam na fiscalização do Parque Marinho com o treinamento gratuíto dos fiscais, além de ceder equipamentos de mergulho e a embarcação necessária para o monitorametno da área.