Conpam participa da 6ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais

29 de novembro de 2013 - 13:34

O presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Bruno Menezes, e a assessora de Projetos Especiais, Tereza Farias, participam, nos próximos dias 03 e 04/12, da 6ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais (CBAPL), em Brasília. Em 2013, o evento terá como tema central “Sustentabilidade dos APLs: Governança, Conhecimento e Inovação”, com expectativa da participação de aproximadamente 800 pessoas.

No Ceará, o Conpam está apoiando a instalação de um APL da Carnaúba, na região do Jaguaribe. A iniciativa também conta com o trabalho do Memorial da Carnaúba. Desta forma, a conferência servirá para aproximar o órgão de outras entidades ligadas ao setor produtivo e identificar etapas a serem cumpridas para viabilizar o arranjo.

Para o APL da Carnaúba, o Conpam realizará o manejo florestal de uso múltiplo na região, junto com diagnóstico de georreferenciamento de toda a área que concentra a carnaúba para identificar locais de instalação de minifábricas. Após isso, o conselho fará a compra de secadores e promoverá cursos e oficinas junto aos empreendedores da região.

O que são os Arranjos Produtivos Locais

O Arranjo Produtivo Local (APL) é um conjunto de fatores econômicos, políticos e sociais, localizados em um mesmo território, desenvolvendo atividades econômicas correlatas e que apresentam vínculos de produção, interação, cooperação e aprendizagem.

Os arranjos geralmente incluem empresas – produtoras de bens e serviços finais, fornecedoras de equipamentos e outros insumos, prestadoras de serviços, comercializadoras, clientes, etc., cooperativas, associações e representações – e demais organizações voltadas à formação e treinamento de recursos humanos, informação, pesquisa, desenvolvimento e engenharia, promoção e financiamento

A articulação de empresas de todos os tamanhos em APLs e o aproveitamento das sinergias geradas por suas interações fortalecem suas chances de sobrevivência e crescimento, constituindo-se em importante fonte de vantagens competitivas duradouras.