Conpam participa de audiência sobre sustentabilidade no Porto do Pecém

29 de outubro de 2013 - 16:08

alt

O “Desenvolvimento Econômico com Sustentabilidade no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP)” foi o tema de uma audiência pública realizada na sexta (25). O evento foi proposto pelo deputado Dedé Teixeira. O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) esteve na mesa de debatedores representado pela coordenadora de Desenvolvimento Sustentável, Maria Dias.

A coordenadora executiva do Programa de Desenvolvimento Regional (PDR), Marilda Rocha, destacou iniciativas que agregam o CIPP a empresas e fornecedores. Já o ambientalista e consultor da U & WE, Adalberto Alencar, ressaltou a necessidade de aceitar o sistema portuário como parte integrante da vida urbana, citando como exemplo o Porto de Estocolmo.

Em seguida, a analista do Serviço Nacional de Apoio à Indústria (Senai), Débora Cristina Capistrano, explicou o Programa de Encaminhamento ao Trabalho (PET), que vem ajudando a incluir a comunidade local. Por fim, o membro do Conselho de Altos Estudos da Assembleia Legislativa, Francisco Viana, explicou o Pacto pelo Pecém, que ouviu demandas da comunidade em relação ao complexo portuário.

A audiência pública teve participações dos representantes da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante; da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Educação Superior (Secitece); da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc); da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag/CE); da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social do Ceará (STDS/CE); da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur/CE); da Secretaria de Infraestrutura do Ceará (Seinfra), da Secretaria das Cidades e do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Cede).