Sema e SDA estão implementando Sistema Agroflorestal no viveiro do Adahil Barreto, no Parque do Cocó

11 de abril de 2024 - 12:54

Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), implementam Sistema Agroflorestal (SAF) no viveiro da Área Adahil Barreto, do Parque Estadual do Cocó. Trata-se de um projeto-piloto que está sendo desenvolvido pela técnica da SDA, Enésia Neta; pelo técnico Christopher Morais da Célula de Políticas de Flora (Ceflora/Cobio/Sema) e pelo viveirista do Adahil, Lourival Martins. No local, o grupo implementa um SAF, com manejo de integração de árvores nativas e culturas agrícolas.

De acordo com Christopher, o objetivo é o de promover a resiliência do ecossistema. “O consórcio entre culturas de feijão, macaxeira, milho e abacaxi, com árvores como cajueiro, aroeira, sabiá e ipês, promovem o incentivo a biodiversidade, melhoramento da qualidade do solo e da água, além do aumento de matrizes para a doação de mudas de árvores nativas que é o foco do viveiro”, explica. Esse mesmo projeto será implantado no Viveiro Regional de Morada Nova”, disse.

A implantação do SAF, também tem como proposta, promover a educação ambiental para o público visitante. Para a equipe que realiza o projeto, “o público pode aprender no espaço, sobre desenvolvimento sustentável, ciclo de nutrientes, conservação de recursos naturais, mitigação de mudanças climáticas e gestão de ecossistemas, além de integrar conceitos de ciências naturais, ciências sociais, matemática e até mesmo artes”.

Saiba mais

O viveiro da Área Adahil Barreto, do Parque Estadual do Cocó, funciona de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 16h e aos sábados de 8h às 11 horas.