SEMA e Unimed Fortaleza: uma parceria benéfica para o meio ambiente e para a sociedade

8 de abril de 2024 - 16:54

Em 2024, a parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e a Unimed Fortaleza comemora oito anos de sucesso. Esta iniciativa, estabelecida por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), faz parte do Programa Carbono Neutro da Unimed Fortaleza. O programa tem como objetivo plantar anualmente mudas de espécies nativas para compensar as emissões de Dióxido de Carbono (CO2), resultantes da queima de combustíveis fósseis, queimadas e desmatamentos, contribuindo para reduzir o efeito estufa.

Segundo Christopher Moraes, técnico da Célula de Políticas de Flora (Ceflor) da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/Sema), entre os anos de 2017 e 2022, foram plantadas uma média de seis mil e quinhentas mudas de espécies nativas em áreas degradadas das Unidades de Conservação (UCs) no Parque Estadual do Cocó (PC) e, principalmente, no Parque Estadual Botânico do Ceará (PEBCE). Ainda, no ano de 2023, houve o plantio de mais 1.500 mudas no Parque Botânico.

Além do plantio, o ACT também prevê a realização de tratos culturais, como a limpeza dos plantios para evitar a competição por ervas daninhas, a criação de talhões e aceiros para prevenção contra incêndios, bem como o monitoramento dos plantios. Tais atividades são realizadas pelas equipes técnicas da Cobio/SEMA e das UCs onde os plantios são feitos, visando garantir a sobrevivência das mudas. A técnica da Ceflor, Carollyne Matos, salienta a importância desse trabalho para assegurar mais tempo de sobrevivência das mudas, reforçando o compromisso de ambas as instituições com a preservação do meio ambiente. “Restaurar áreas degradadas através do plantio de árvores contribui para o equilíbrio climático natural, trazendo benefícios ambientais e sociais, como a melhoria da qualidade do ar, um ambiente mais confortável, redução da erosão e proteção das fontes de água, entre outros”, afirma.