Coema aprova Centro de Tratamento de Resíduos e Terminal de Armazenamento e Distribuição de Combustíveis

13 de dezembro de 2023 - 18:34

Dois projetos foram discutidos e aprovados durante reunião ordinária do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) realizada nesta quarta (13). A reunião ocorreu de forma híbrida, no auditório da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). A presidente do Coema e secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), Vilma Freire, presidiu o evento, que contou também com a presença do secretário executivo do Conselho e superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes.

A Central de Tratamento de Resíduos de Tianguá foi o primeiro projeto apresentado e recebeu 29 votos favoráveis. De acordo com o projeto, o empreendimento será instalado naquele município e tem como objetivo tratar resíduos de classe II A e II B, que são considerados não perigosos, inertes e não inertes, respectivamente. A área ocupada será de cerca de 34 hectares, com 26 células, um galpão de triagem, um sistema de tratamento de lixiviado e um setor administrativo.

O segundo projeto apresentado foi o do Terminal de Armazenamento e Distribuição de Combustíveis, aprovado por 28 votos favoráveis. Localizado no complexo do Pecém, município de Caucaia, o terminal contará com tanques capazes de armazenar um volume de 230.000 m³ e terá como principal objetivo o armazenamento e distribuição de produtos derivados de petróleo, biocombustíveis e querosene de aviação.

A presidente do Coema destacou a participação ativa do governo do Ceará na COP28, realizada este mês em Dubai. “O nosso Estado tem sido um exemplo em promover o desenvolvimento sustentável e adotar medidas para combater os efeitos das mudanças climáticas. A participação na COP28 proporcionou uma oportunidade para compartilhar as experiências e aprendizados com outros estados e países”. Vilma também fez uma análise dos projetos aprovados ao longo do ano e enfatizou o comprometimento de todos que fazem parte do Coema com o desenvolvimento sustentável e cada vez melhor para o Ceará.

O superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes, juntamente com o governador Elmano de Freitas e a secretária da SEMA, participou da comitiva durante a COP28. Segundo ele, o hidrogênio verde (H2V) foi um dos principais temas discutidos no evento. “O H2V é uma alternativa promissora para a redução das emissões de gases de efeito estufa, uma vez que é produzido a partir de fontes renováveis de energia, como a solar e a eólica. O Ceará tem potencial para se tornar um grande produtor de Hidrogênio Verde, impulsionando o desenvolvimento econômico e sustentável do estado”.

Por fim, o calendário de reuniões do conselho para o próximo ano foi apresentado e aprovado pelos participantes do Conselho. A reunião está disponível no canal da Semace no Youtube.