Usina de dessalinização e outros três projetos voltam a ser pautas em reunião do Coema

6 de outubro de 2023 - 10:11

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) realizará no próximo dia 19 uma reunião extraordinária que deve analisar a aprovação de quatro projetos iniciada nesta quinta-feira (05). A condução da sessão foi dividida entre o o titular da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), Carlos Alberto Mendes, e a secretária estadual do Meio Ambiente (Sema), Vilma Freire. O adiamento da análise desses projetos ocorreu em virtude de pedidos de vistas de conselheiros do Coema.

Dentre eles, destacam-se o projeto da Dessal no Ceará, uma parceria público-privada entre a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e o Consórcio Águas de Fortaleza para produzir água dessalinizada,  e a planta de Produção de Hidrogênio Verde (H2V) da Fortescue no Complexo do Pecém.

Também serão debatidos novamente os projetos para a construção do Aterro Sanitário Regional de Pacajus e da Linha de Transmissão da Portocem.

Na reunião desta quinta-feira (05), apenas um projeto foi aprovado. Trata-se da construção do Complexo Fotovoltaico Arapuá, localizado no município de Jaguaruana, que havia recebido pedido de vista na última reunião.

A reunião completa pode ser encontrada no canal da Semace no Youtube.