I Festa da Colheita do Ceará celebra, com sucesso, a agricultura, a economia solidária e a tradição

26 de junho de 2022 - 10:34

Muitas bandeirolas coloridas, comidas típicas, produtos da agroecologia, artesanatos, arte, cultura e muita gente feliz, dançando, comendo e comprando,foi o cenário, na manhã deste sábado (25), na Área Adahil Barreto, do Parque Estadual do Cocó. De 7h às 13h a Unidade de Conservação (UC) estadual foi o palco da I Festa da Colheita da Agroecologia do Ceará. Uma realização da Fundação Cepema e da Rede EcoCeará foi um grande encontro da tradição dos festejos juninos com as trocas de saberes e valores dos territórios produtores de alimentos saudáveis.

Para o presidente da Fundação Cepema, Adalberto Alencar, foi um sucesso. “Tudo muito organizado, muito sincronizado com muita harmonia e felicidade”, disse. Ele também destacou o sucesso de vendas dos produtos expostos por mais de 80 expositores. “Os agricultores venderam muito, para mim como organizador, um resultado muito além do esperado e aí a nossa gratidão aos parceiros”, declara.

Caminho certo

Também presente, o titular Artur Bruno, da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), parceira e apoiadora da I Festa da Colheita da Agroecologia do Ceará. De acordo com Bruno, a tradição dos festejos juninos é contagiante. “É uma alegria acolher esse grande evento em uma UC para celebrar a vida, a boa colheita e as festividades juninas em meio a natureza no maior parque natural em área urbana do Norte/Nordeste e o quarto da América Latina, que é o Cocó”, afirmou.

A agrônoma, Viviane Monte, técnica da Coordenadoria der Desenvolvimento Sustentável (Codes/SEMA),  disse que foi um evento excelente, muito prestigiado, muito público, muito bem organizado e com uma grande variedade de   produtos, artesanatos e  alimentos orgânicos. “Uma mostra de que estamos no caminho certo, uma possibilidade de abrir as áreas protegidas para a agricultura familiar agroecológica, para a economia solidária e sobretudo, para a segurança alimentar”, revelou. Também participaram o coordenador, Adriano Custódio, da Comissão Estadual de Produção Orgânica;  o Deputado Estadual, Renato Roseno (PSol) e a Assessoria do Deputado Estadual Acrísio Sena (PT).

O agricultor, Erondi Felício do Nascimento, do Assentamento Jaburu Orgânico, de Ubajara, na Serra da Ibiapaba, contou que estava sabendo que a Festa da Colheita ia ser muito boa e foi. “A gente trouxe um bocado de mercadoria e a gente vendeu quase tudo, sobrou coisa pouca, mas para nós foi o mesmo que tivéssemos vendido tudo.” Para Antônio Valdo Rodrigo do Nascimento, também produtor de Ubajara, a festa “foi boa demais”. E o Sr. Gilson, do Eusébio não escondeu a satisfação: “Foi um show de festa, de vendas, não esperávamos tanto sucesso”, declarou eufórico.

II Festival Internacional de Gastronomia Orgânica

Um momento especial da I Festa da Colheita da Agroecologia do Ceará foi a quadrilha junina, dançada para festejar e agradecer a colheita e relembrar a tradição da dança nos festejos juninos e nas colheitas. Também foi um momento de destaque, o lançamento do II Festival Internacional de Gastronomia Orgânica, que  vai acontecer de 25 a 27 de novembro, no Maciço de Baturité.

Curiosidade

A Festa da Colheita é uma tradição que remonta  tempos antes de Cristo. É uma festa que fala da prosperidade daquilo que foi semeado. De origem judaica, a comemoração era realizada como agradecimento a Deus, pelo suprimento das necessidades do povo. Era nessa festa que o povo eleito do Senhor, “realizava as entregas das primícias ou primeiros frutos a Deus (Êxodo 23:16), e por isso, também ficou conhecida como Festa das Primícias”.