Sema e Seduc articulam o Coleta Seletiva Solidária no âmbito da pasta da educação

11 de outubro de 2021 - 16:38

Equipes da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e da Secretaria de Educação (Seduc) se reuniram na tarde da última sexta-feira (8), para discutir e planejar a implantação do programa Coleta Seletiva Solidaria, no âmbito da Seduc. Na ocasião, a especialista em Gestão Ambiental, Renata Martins, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/Sema), argumentou o “quanto será relevante”, a participação da Seduc, por se tratar de um órgão estadual que pode gerar inúmeros multiplicadores. “Principalmente, por articular com as Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDEs)”, disse Renata. As CREDEs são responsáveis pelas escolas estaduais de todo o Ceará.

A Seduc já desenvolve ações da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P ), no prédio do Centro Administrativo Governador Virgílio Távora (Cambeba). A coordenadora administrativa, Francisca Alencar, da pasta da Educação, se comprometeu “formalizar e otimizar os trabalhos relativos a coleta seletiva e articular com as CREDEs”. Também participaram da reunião, pela Seduc, os coordenadores Eugênio Queiroz , de Gestão de Aquisições e Wellen Liberalino, do Patrimônio, e o técnico de Almoxarifado, Renan Nunes. Pela Sema, também participaram: a coordenadora da Codes/Sema, Luzilene Saboia e o orientador de célula, Daniel Santos.

O Programa

O Coleta Seletiva Solidária foi instituída pelo Decreto Estadual no 32.981, de 21 de fevereiro de 2019. A proposta é destacar, além do aspecto ambiental, social e econômico do programa, a importância do exemplo que deve ser transmitido à sociedade, por parte de todas as entidades e órgãos que compõem a Administração Pública Estadual direta e indireta, na correta destinação dos resíduos recicláveis. Os beneficiários do Coleta Seletiva Solidária são as associações e/ou cooperativas de catadores, buscando à inclusão social e emancipação econômica de catadores de materiais reciclados.