Um dia para as tartarugas

6 de outubro de 2021 - 10:53

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o período de 2021 a 2030, Década do Oceano????. A ideia é conscientizar a população em todo o mundo? sobre a importância dos oceanos ?e mobilizar atores públicos, privados e da sociedade civil organizada em ações que favoreçam a saúde e a sustentabilidade dos mares.

No Ceará, por meio de concurso via internet, a tartaruga?, denominada Tuga, foi escolhida para ser a mascote da Década, no nosso Estado. E em homenagem a ela, hoje (6) e no contexto da Semana Estadual de Proteção Animal, homenageamos todas as tartarugas, com esse vídeo do #InstitutoVerdeLuz.

Você sabia que temos cinco espécies de tartarugas?? marinhas do Brasil?

• Tartaruga Cabeçuda ou Mestiça.
• Tartaruga Verde ou Aruanã
• Tartaruga de Pente ou Legítima.
• Tartaruga de Couro ou Gigante.
• Tartaruga Oliva

Conforme o Instituto Verde Luz (https://www.facebook.com/gtarverdeluz) as tartarugas? sempre desovam na mesma praia em que nasceram e os filhotinhos, mesmo sendo tão pequenos e frágeis, medindo apenas entre 3,5 cm e 4 cm de comprimento de casco, já nascem independentes e seguem a luz⚡☀️ para chegar ao?mar.

De acordo com os pesquisadores do Projeto Tamar (https://www.tamar.org.br), e cada mil filhotes que nascem, apenas um ou dois atingem a idade adulta. “Muitas são devoradas por ?siris, aves? marinhas, polvos e principalmente peixes??. Outras morrem de fome ou doenças naturais.”
Ao atingir a idade adulta, pouquíssimos animais conseguem ameaçar as tartarugas, à exceção de tubarões?, orcas?, onças-pintadas? – e o homem.

Conheça as diversas etapas do ciclo de vida das tartarugas marinhas:
1. Acasalamento;
2. Seleção das praias;
3. Cama;
4. Ninho e postura;
5. Incubação;
6. Nascimento.

#semanadeproteçãoanimalSema
#DecadadoOceano
#gtaverdeluz