Inventário dos Invertebrados é lançado: Ceará possui 2.593 espécies

10 de agosto de 2021 - 16:51

 

Nesta terça, 10 de agosto de 2021, no início da tarde, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) coordenou e transmitiu – pelo seu Canal do YouTube – o lançamento do Inventário da Fauna de Invertebrados do Ceará. O evento foi uma realização do Governo do Estado do Ceará, por meio da SEMA, em parceria com a Equipe do Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente, com o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

O titular da SEMA, Artur Bruno, abriu o evento, lembrando que o Inventário é um trabalho que pertence à sociedade. “A ciência não pertence a ninguém. É de todos, porque todos se beneficiam com o conhecimento. E como disse Francis Bacon, conhecimento é poder”, ressaltou. Em seguida, Marcelo Soares, cientista-chefe do Meio Ambiente, elogiou as “mais de cem pessoas” que trabalharam no projeto, envolvendo seis universidades públicas – UFC, IFCE, UECE, UFCA, URCA e UVA –, além de outros órgãos, num total de 21 instituições.

A apresentação foi iniciada pelo professor Breno Freitas (UFC), que falou de como foi a experiência de coleta e organização de dados, seguido das professoras Rafaela Maia (IFCE) e Leila Aparecida (UECE), que mostraram slides com as espécies. Ao final, o professor Hugo Fernandes (UECE) falou dos números gerais. “No Ceará, temos 2.593 espécies de invertebrados que se encontram em distintos ambientes como sertão, manguezais, chapadas, serras, rios, lagoas, e ambiente marinho raso e profundo. O trabalho que compila informações de séculos de pesquisas foi realizado por mais de 68 especialistas de 21 universidades e institutos”.

O Inventário dos Invertebrados foi o capítulo final de uma trilogia. Em fevereiro de 2021, foi lançado o Inventário de Fauna de Vertebrados, com 1.275 espécies. Em maio, o Inventário de Flora, com 2.465 espécies. Agora, com este último levantamento, completou-se o mapeamento da biodiversidade que existe no território cearense, que tem, no mínimo, 6.333 espécies. No site da SEMA (www.sema.ce.gov.br) é posível acessar os três inventários: o da Flora, e os dois da Fauna (vertebrados e invertebrados).

O evento homenageou o professor Malquíades Pinto Paiva, de 94 anos, que gravou um vídeo especialmente para o evento. “Sempre fui movido pela inquietude. Vejo com alegria a conclusão de um trabalho tão importante, mostrando que a ciência é fruto de um trabalho coletivo”, afirmou. Para conhecer um pouco mais a biografia do Professor Melquíades, acesse a página www.sema.ce.gov.br/fauna-do-ceara/.

Lista Vermelha de espécias ameaçadas

A conclusão do Inventário da Fauna de Invertebrados do Ceará é um marco histórico para o estado. Tem como objetivo fomentar a melhoria de pesquisas científicas, estudos e relatórios de impacto ambiental, dentre outros, permitindo a proteção dos recursos naturais e fundamentando políticas públicas de proteção à biodiversidade. Trata-se de um levantamento das diversas espécies de animais que estão tanto em ambiente continental como marinho. De modo geral, os invertebrados são animais que não possuem crânio e nem coluna vertebral.
Esse capítulo encerra a trilogia, mas também é o ponto de partida para a elaboração da Lista Vermelha da Fauna do Ceará, que classificará o status de conservação das espécies em categorias de risco e assim, fornecer informações para orientar as ações para a conservação da diversidade biológica do nosso Estado.

O lançamento do Inventário dos Invertebrados teve a participação do secretário de Ciência e Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda; do titular da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Carlos Alberto Mendes; do diretor de Inovação da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Jorge Soares; do reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Hidelbrando dos Santos Soares; do reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Francisco Lima Júnior; da diretora do Centro de Ciências Agrárias e Biológicas da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Cláudia Goulart; do Pró-Reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC), Augusto Teixeira de Albuquerque; do representante do reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Samuel Cardozo Ribeiro; do chefe de gabinete da reitoria da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), Joaquim Torres Filho; da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Joélia Marques de Carvalho; de Daniel Cassiano, professor da UECE e coordenador do projeto Museu de História Natural Dias da Rocha, junto ao Programa Cientista-Chefe; e da Professora Maria Ozilea Bezerra de Menezes, diretora do Instituto de Ciências do Mar – Labomar.