Não é possível legalizar um animal retirado da natureza

8 de outubro de 2020 - 15:55

Com o objetivo de chamar atenção para a conservação das espécies da fauna cearense e o grau de risco das mesmas, a programação da Semana Estadual de Proteção Animal (SEPA 2020) prosseguiu na manhã de hoje com a live “Criadouros, licenciamento e venda de animais silvestres”. Transmitida pelo YouTube da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA). Debateram o tema, o Fiscal Ambiental da Semace, Roberto Cavalcante, o Chefe da Divisão Técnico-ambiental, do Ibama, no Ceará, Miller Holanda Câmara, e como moderadora, a técnica, Mônica Carvalho, da Coordenadoria de Proteção e Defesa Animal (Coani/SEMA).

De acordo com a moderadora , a live foi pensada em virtude da constante e crescente demanda de pessoas procurando a Secretaria, buscando esclarecimentos sobre o que fazer com animais silvestres encontrados na cidade. “A grande procura nos fez perceber a necessidade de discutir e esclarecer essa questão”, disse. Segundo Miller, “animal silvestre existe para continuar silvestre” ,o correto, é observá-lo na natureza. “Tirar um animal da natureza e domesticá-lo, não é possível e não tem como legalizar”, afirmou.

Para o Fiscal Ambiental da Semace, a orientação para quem tem um animal silvestre em casa é ligar para o 0800-275-22-33 da Semace. “A pessoa comunica a ocorência e a Semace articula como proceder”, completou. “A soltura é a opção prioritária, mas caso não seja possível, por diversos fatores, como mutilação, o caminho é o criadouro”, esclareceu.

Dentre os criadouros de fauna que têm a função de receber espécies tiradas da natureza, está o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), “que busca estruturar da melhor forma, o manejo de animais silvestres oriundos de ação fiscalizatória, resgate ou entrega voluntária de particulares”. No momento, o Ibama é o responsável pelos Cetas, no Ceará, mas o processo está em negociação com o Estado, por meio da Semace. O acordo ainda não foi assinado.

Sobre a SEPA 2020

A SEPA 2020, aberta na manhã do último domingo (4/10), na Área Adahil Barreto, do Parque Estadual do Cocó, acontece até o dia 10 de outubro. Todas as atividades programadas, com exceção da solenidade de abertura, serão realizadas por meio de plataforma online. Para o titular da SEMA, Artur Bruno, “a Semana é uma oportunidade para celebrar a vida animal em todas as suas formas”. A “Fauna Silvestre do Ceará” é o tema central da Semana. O Governo do Estadual criou em 2019, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Animal, como uma medida importante para proteger os animais silvestres e domésticos do Ceará.