Viúva de Joaquim Feitosa planta uma árvore no Cocó para comemorar 95 primaveras

20 de setembro de 2019 - 16:45

A viúva do ambientalista Joaquim de Castro Feitosa (1915-2003), senhora Dolores Feitosa, plantou uma muda de “Pau d’Arco”, na área Adahil Barreto, do Parque Estadual do Cocó. No último sábado (21/9), a “Dona Dolores”, como é conhecida, completou 95 anos. “Ela comemora o aniversário plantando uma árvore para que seja um exemplo sobre a urgência do engajamento de todos na causa ambiental”, disse sua filha Fátima Feitosa. Ela fez o plantio em companhia de filhos e netos que também plantaram mudas.

Dona Dolores segue os passos do marido. É considerada uma das mais respeitadas e emblemáticas ambientalistas do Estado do Ceará, quiça do Brasil. O ambientalista Joaquim Feitosa nasceu no Tauá. Formado em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará , muito cedo despertou para a necessidade da preservação ambiental e conservação da Caatinga. Ele foi o responsável pela introdução da raça caprina Boer, na Região dos Inhamuns.

Sobre o “Pau d’Arco”

Pau d’Arco” é o nome popular do Ipê-amarelo. Trata-se de uma planta medicinal, com tronco forte, e que pode chegar aos 25 metros de altura. Possui belas flores amarelas com reflexos esverdeados, e pode ser encontrada desde a Amazônia, Nordeste, até São Paulo. O seu nome científico é Tabebuia serratifolia.