Conselheiros das APAs do Rio Mundaú e das Dunas da Lagoinha discutem empreendimentos

19 de agosto de 2019 - 13:15

O Conselho Gestor das unidades de conservação (UC’s ), Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Rio Mundaú e da APA das Dunas da Lagoinha reuniram-se nos últimos dias 13 e 14 de agosto, respectivamente. “Na pauta da reunião da APA do Mundaú, ocorrida às 9h30 da manhã, na Biblioteca Comunitária Rede dos Saberes, a apresentação do Projeto Vila do Mangue”, informa a orientadora da unidade de conservação (UC) Ana Michelle . “É uma proposta de requalificação do espaço para inserção de cultura, arte e valores ambientais, na localidade”, completa.

Participaram representantes das secretarias de Turismo e Meio Ambiente, de Infraestrutura, e de Educação, do município de Trairi; do Instituto de Meio Ambiente de Itapipoca; da Associação Ambiental e Cultural de Mundaú; do Instituto Não Rio Sem Meio Rio; da Fundação Francisco Damasceno; da Associação dos Moradores do Mundaú e da COOPERAI Trairi.

No dia seguinte, também, às 9h30, foi a vez dos conselheiros da APA da Lagoinha. O tema central do encontro: a instalação do Resort Hard Rock Cafe. “Eles discutiram sobre a estrutura, instalação, previsão de término da obra e administração dos impactos sociais do empreendimento”, disse Michelle. Haverá uma reunião extraordinária para tratar do aspecto social da obra, junto à comunidade e aos conselheiros. A Ekos Brasil Engenharia é a empresa contratada pelo grupo Hard Rock Café para execução da obra localizado na Lagoinha.

Além das secretarias de Cultura, Turismo e Meio Ambiente, de Agropecuária Pesca e Recursos Hídricos, de Educação e da Secretaria de Infraestrutura, de Paraipaba, também participaram membros da Associação dos Moradores de Santa Luzia, Colônia de Pescadores – Z-25, Instituto Landuá das Artes, ASMOSAL, ABMP, Associação dos Bugueiros de Lagoinha (ABPL) e representantes da Câmara Municipal de Paraipaba e do Hotel Platô.