Domingo tem Projeto Viva o Parque e Festa Anual das Árvores, também

15 de março de 2018 - 15:20

O Projeto Viva o Parque ficará ainda mais verde neste domingo (18) quando as suas atividades acontecerão concomitantes à abertura da Festa Anual das Árvores (FAA-2018), marcada para as 9h, no Parque Estadual do Cocó. Uma realização do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), a FAA-2018 ocorrerá no período de 18 a 25 de março, presta uma homenagem à carnaúba, árvore-símbolo do Ceará e traz como tema principal este ano: “Adote uma Árvore”.

Sucesso na capital e região metropolitana, a programação do Viva o Parque conta com atividades gratuitas, como recreação, esportes e brincadeiras lúdicas para adultos e crianças. O principal objetivo do projeto é reunir no Cocó, vários serviços e ações de entretenimento como tai chi chuan, yoga, biodança, zumba aeróbica, dança de salão, capoeira, slackline e apresentações culturais.

A criançada também tem vez. As brincadeiras são muitas e as crianças podem participar de jogos coletivos, aulas de circo, pintura facial, contação de histórias, teatro de bonecos, teatro de rua, malabares e arvorismo. O arvorismo é o ponto forte das atrações de domingo no Parque do Cocó, conta com 10 estações de ecoaventura para um público mais radical.

Mas como neste domingo tem a abertura da Festa da Árvore, os visitantes e habitués do parque também vão poder participar das atividades “extras” como a apresentação da Banda da Prefeitura Municipal de Jaguaruana, às 9h30 e apreciar a Exposição Memorial da Carnaúba no Centro de Referência do Parque do Cocó. Haverá ainda distribuição de mudas.

O Viva o Parque, uma realização da SEMA, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), foi desenvolvido para oferecer à população cearense a oportunidade de reaproximar-se da natureza através de atividades de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação, realizadas em áreas verdes públicas.

Meio ambiente agradece

A SEMA lembra que toda atividade planejada para acontecer no Cocó é feita de forma a atender as restrições ambientais da unidade de conservação. O respeito ao meio ambiente e o gerenciamento do pós-evento é rigorosamente observado pela gestão do Parque e por uma equipe externa contratada. A limpeza da área de abrangência dos eventos é sempre concluída até às 14 horas do domingo e os resíduos gerados são coletados e destinados de forma ambientalmente correta. A nossa dica é que se possível, ninguém não deixe lixo no Parque. O meio ambiente agradece.

Projeto Viva o Parque

Onde: Parque do Cocó, na Av. Engenheiro Santana Jr. esquina com Av. Pe. Antônio Tomás.

Quando: Domingo (18)

Hora: de 7h às 12h.